Conteúdo principal

Força Aérea participa no Obangame Express 2014

Um destacamento da Esquadra 601 partiu rumo ao continente africano no dia 14 de abril, para participar no exercício Obangame 2014, da Marinha norte-americana.

O exercício, de âmbito conjunto e combinado, envolve militares da Força Aérea e da Marinha, que participam com a aeronave P-3C CUP+ da Esquadra 601 – “Lobos” e com a fragata NRP Bartolomeu Dias.

O Obangame decorre de 14 a 26 de abril, sob a alçada da Componente Naval do Comando norte-americano em África (U.S. AFRICOM 1), que faz parte de um total de seis Comandos Estratégicos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

O U.S. AFRICOM é responsável por várias iniciativas envolvendo operações reais, bem como por exercícios combinados e ações de cooperação com outras nações relacionadas com a segurança.

Este exercício é o quarto da sua série e, tal como outros do género (Saharan Express e Phoenix Express), tem como objetivo mobilizar as nações do oeste africano, Europa e América.  O que permite criar sinergias através das ações que envolvem interoperabilidade de meios das várias nações. A finalidade será a de prevenir e/ou impedir ações criminosas, de pirataria, narcotráfico e armas, entre outras, nas águas do Golfo da Guiné.

O empenhamento envolve várias nações do continente africano, incluindo as insulares (como Cabo Verde) e as suas águas costeiras. Participam no exercício – para além de Portugal - Alemanha, Angola, Bélgica, Benim, Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Dinamarca, Estados Unidos da América, Espanha, França, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Holanda, Itália, Nigéria, Republica do Congo, São Tomé e Príncipe, Togo e Turquia.

Durante o Obangame os militares vão treinar embarques e a sua monitorização, abordagens a navios suspeitos, operações aéreas de patrulhamento e ainda ações de fiscalização a meios de superfície. Vão também realizar exercícios de comunicações, culminando com a partilha de informação relativamente a lições aprendidas. Dada a experiência da Esquadra 601 em operações de ambiente marítimo (e os sensores de que dispõe), o seu empenhamento vai centrar-se no patrulhamento, monitorização e recolha de informações para compilação do panorama de superfície.

 

 

1 U.S. AFRICOM – United States Africa Command