Conteúdo principal

Hospital das Forças Armadas

Missão

No âmbito da missão atribuída à Direção de Saúde, onde o Hospital da Força Aérea (HFA) está englobado, compete-lhe:

a) Tratar e reabilitar os militares da Força Aérea, os seus familiares e, quando superiormente autorizado, outros doentes;

b) Colaborar com outros estabelecimentos hospitalares na prestação de serviços, em ações de formação e investigação científica;

c) Colaborar na formação técnica do pessoal de saúde e apoiar em pessoal e dados clínicos as juntas médicas da Força Aérea.

HISTÓRIA

O Hospital da Força Aérea (HFA) teve a sua génese no então denominado Hospital Militar da Terra Chã, na Ilha Terceira, Açores (1943-1975). 

Inicialmente esta instituição hospitalar pertenceu ao Exército Português para apoiar os militares do Corpo Expedicionário Português, estacionados na Ilha Terceira, e os militares ingleses que ali desembarcaram. 

Mais tarde, com a chegada das forças norte-americanas, esta Unidade Hospitalar passou para a dependência da Força Aérea Portuguesa (FAP), tendo sido o único Hospital deste Ramo, até 1975, ano em que foi extinto pelo Decreto-lei nº 525/75, de 25 de setembro.

Este Hospital teve um papel singular, quer no tratamento de militares evacuados dos teatros de operações da guerra colonial (1961-1975), quer na formação e experiência do corpo clínico da FA.

Em 1972, foi criado o Núcleo Hospitalar Especializado da Força Aérea nº1 (NHEFA1), com base no Centro de Diagnóstico e Tratamento da Formação de Adidos da Força Aérea, no Paço do Lumiar, em Lisboa, compreendendo uma enfermaria geral e o Centro Médico Psicológico. 

No ano de 1979, o NHEFA1 passou a denominar-se Hospital da Força Aérea, vocacionado, essencialmente, para a prevenção, tratamento e reabilitação dos militares da FAP e suas famílias. 

Em dezembro de 1981, foram inauguradas significativas obras de ampliação e melhoria das condições de atendimento.     

No ano de 2002, iniciou-se um novo processo de renovação e ampliação das suas instalações que têm vindo a ser apetrechadas com modernos equipamentos, ficando com uma capacidade de internamento para 90 doentes e sendo hoje, o HFA, uma referência no universo hospitalar nacional.