Conteúdo principal

O General Piloto Aviador Manuel Teixeira Rolo nasceu em 29 de outubro de 1959, na localidade de Escalos de Baixo, concelho de Castelo Branco. Frequentou o Curso Geral dos Liceus no Liceu Camões, em Lisboa e, em 1978, ingressou na Academia da Força Aérea.

Em 1985, após tirocínio no avião T-37, em Sintra, foi brevetado. Ainda em 1985, foi transferido para a Base Aérea N.º 3 (BA3), em Tancos, onde frequentou o Curso Complementar de Aviões Plurimotores na Esquadra 111, sendo de seguida colocado na Esquadra 502, de Transporte, que operava os aviões CASA-212 Aviocar.

Na Esquadra 502 foi Co-piloto, Piloto e Piloto-Comandante e participou em múltiplas missões operacionais dentro e fora do território nacional.

No ano letivo 1990/1991 frequentou, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), em Sintra, o Curso Geral de Guerra Aérea, onde foi distinguido como Melhor Aluno do Curso. Após o término do curso, foi colocado na Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, tendo sido colocado na Esquadra 504, de Transporte Especial, a operar os aviões Dassault Falcon 20 e Falcon 50.

Entre 1991 e 1995 foi, sucessivamente, Oficial de Operações e Comandante da Esquadra 504, tendo-se qualificado como Piloto, Piloto-Comandante e ainda Piloto Verificador de Ajudas Rádio à Navegação.

Em setembro de 1995 foi colocado no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), como professor efetivo na área de Emprego de Forças e, em fevereiro de 1999, viria a assumir a chefia dessa área de ensino. Ainda em setembro de 1999, foi nomeado para desempenhar funções como Adido Aeronáutico junto da Embaixada de Portugal em Washington DC, nos Estados Unidos da América (EUA), cargo que ocupou durante 3 anos. 

Em outubro de 2002 regressou a Portugal, tendo sido colocado de novo no IAEFA, onde foi Diretor dos Cursos de Estado-Maior Conjunto, Geral de Guerra Aérea e Básico de Comando. Em outubro de 2005 assumiu as funções de Chefe da Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea e, dois anos depois, entre 4 de outubro de 2007 e 21 de outubro de 2008, exerceu o Comando da Base Aérea N.º 5, em Monte Real.

No ano letivo 2008/2009 frequentou, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), o Curso de Promoção a Oficial General. Em setembro 2009 foi colocado na Inspeção-Geral da Força Aérea (IGFA) como Chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes e, a 12 de outubro de 2009, foi promovido ao posto de Major-General, passando a desempenhar as funções de Subchefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Em Junho de 2010 foi nomeado Comandante da Zona Aérea dos Açores.

A 7 de fevereiro de 2011 foi convidado a desempenhar as funções de Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, cargo que exerceu durante três anos e, a  10 de fevereiro de 2014, após ter regressado à Força Aérea, foi nomeado 2.º Comandante do Comando Logístico da Força Aérea.

Em setembro de 2014 foi nomeado 2.º Comandante do Comando Aéreo, funções que desempenhou em acumulação com as de Comandante da Zona Aérea dos Açores.

Em 2 de julho de 2015 foi promovido a Tenente-General e, em 15 de julho, assumiu o cargo de Comandante Aéreo.

Em 24 de fevereiro de 2016, foi promovido ao posto de General e tomou posse como Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, cargo que assumiu até 23 de fevereiro de 2019.

Voou mais de 2500 horas em diferentes aeronaves e frequentou vários cursos nacionais e no estrangeiro, de curta e longa duração.

Em 24 de Junho de 2019 passou à situação de Reserva, após cessação dos 120 dias no ativo previstos por lei e sem funções. 

Ao longo dos seus 41 anos de carreira foi distinguido com vários louvores e com as seguintes condecorações: Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz e Grande Oficial da Ordem Militar de Avis, três Medalhas de Grau Ouro e três Medalhas de Grau Prata de Serviços Distintos, as medalhas de 1.ª e 2.ª Classe de Mérito Militar, a Medalha de 1ª Classe da Defesa Nacional, duas Medalhas de 1ª classe da Cruz de São Jorge, a Medalha de 1.ª Classe Mérito do Exército - Medalha D. Afonso Henriques e duas Medalhas de 1.ª Classe de Mérito Aeronáutico, as Medalhas de Comportamento Exemplar de Grau Ouro e Prata e duas Medalhas Comemorativas de Comissão de Serviços Especiais. Pela Força Aérea Brasileira foi agraciado com o Grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito Aeronáutico e com a Medalha de Mérito "Santos Dumont", pela Força Aérea Romena foi distinguido com o “Romanian Air Force Emblem of Honour” e pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América foi agraciado com a Medalha da Legião de Mérito no grau de Oficial.