O Coronel Piloto Aviador, Filipe José Pereira Azinheira, nasceu em Lisboa em 9 de dezembro de 1967 e viveu em Lagos até ingressar na Academia da Força Aérea em 1988, tendo concluído o Curso de Ciências Militares e Aeronáuticas em 1994, na especialidade de Piloto Aviador.

De 1995 a 2006, esteve colocado na Esquadra 552, sedieada na Base Aérea nº 11, em Beja.

Em 2001, esteve ao serviço das Nações Unidas na missão da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET), como piloto e Oficial de Operações do Destacamento de Helicópteros Português.

Em 2004, foi Oficial de Ligação no Reino Unido, UK Air Forces HQ - High Wycombe, para a missão International Security Assistance Force (ISAF).

Entre 2005 e 2006 comandou a ESQ552, tendo reativado a Patrulha Acrobática “Rotores de Portugal”, efetuando um total de 25 demonstrações como comandante da Patrulha, incluindo a primeira demonstração internacional.

Em 2007 foi nomeado Chefe do Centro de Operações da Base Aérea N.º 11 e posteriormente colocado no Comando Operacional da Força Aérea (COFA) como Chefe da Repartição de Planos.

Como chefe da Repartição de Planos desempenhou diversas funções, tais como:

  • Representante da Core Planning Cell para o grupo “EPAF Expeditionary Air Wing”;
  • Elemento do grupo de trabalho para a aquisição de helicópteros ligeiros.

Em julho de 2009, assumiu as funções de Diretor do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, tendo sido seu Comandante, entre 2011 e 2014, após a transformação do Centro em Unidade independente.

Em 2014, é nomeado com “Lessons Learned Staff Officer” no Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE), onde, entre outras, desempenhou funções no “Military Partnership Directorate”, na “Defence Capacity Building Coordination Cell” como “Panning and Implementation Officer” no projeto de integração da Moldávia na NATO e instrutor do “Swedish Armed Forces International Centre” na Suécia.

Em 2016, foi promovido a Coronel, passando a desempenhar funções de adjunto do Assistant Chief of Staff  J7 Commander, tendo-o representado em diversos fóruns e reuniões.

De 2017 a 2020, desempenhou as funções de Chefe de Estado-Maior do Comando Aéreo.

O Coronel Azinheira possui diversos cursos e formações, das quais se destacam:

  • O curso de Under-Graduated Pilot Training 01/92 da Força Aérea Americana entre 1992 e 1994.
  • O curso de “Pilotagem Complementar de Helicópteros PCH 1/94” na Esquadra 552.
  • O curso de Forward Air Controller (FAC) na escola NATO, em Fürstenfeldbruck, Alemanha.
  • O “Curso de Instrutor de Helicópteros 1/98”.
  • O “Curso de Informações de Combate” frequentado na Base Aérea nº5 em Monte Real, em 1999.
  • O curso de Lessons Learned Staff Officer Course no “Swedish Armed Forces International Centre”, na Suécia;

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam, duas de serviços destintos distintos e uma de mérito militar de segunda classe.

O Sr. Coronel Filipe Azinheira tem dois filhos.