O Capitão Engenheiro Eletrotécnico José Joaquim da Rocha Ferreira nasceu em Oldrões, Penafiel, a 19 de março de 1985. Ingressou na Academia da Força Aérea no ano 2003, onde obteve o grau de Mestre no Curso Superior de Ciências Militares Aeronáuticas na especialidade de Engenharia Eletrotécnica no Ramo de Telecomunicações e Eletrónica.

Findo o curso, foi colocado em Maio de 2010 na Repartição de Comunicações, Sensores e Navegação da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação do Comando da Logística. Na Secção de Transmissão e Comutação era o gestor para o Sistema de Redes Internas de VHF/FM, Sistema de Videoconferência e mais tarde pela Rede de Transmissão de Feixes Hertzianos da Força Aérea.

Frequentou o Curso Básico de Comando em janeiro de 2013, sendo promovido ao posto de Capitão em outubro de 2014.

Em julho de 2014 é colocado na Secção de Comunicações como Adjunto para os Sistemas de Transmissão.

Assume até março de 2017, salvo alguns períodos, o exercício da chefia da Secção, onde tinha à sua responsabilidade as áreas das Redes de Dados, Redes de Comunicações de Voz e Videoconferência e ainda a gestão dos contratos de comunicações fixas e móveis da Força Aérea.

Em novembro de 2016 é nomeado, em acumulação de funções, Adjunto do Oficial de Segurança da DCSI até julho de 2017 e Oficial de Segurança da DCSI desde então.

O Capitão José Ferreira tem um louvor e possui a Medalha de Cobre de Comportamento Exemplar.