O Tenente-Coronel António José Mendes Nunes nasceu em Grândola, em 30 de maio de 1964.

Foi incorporado em junho de 1982 na Base Aérea n.º 2 (BA2), na Ota, como Oficial Miliciano da especialidade de Técnico de Operações de Comunicações e Criptografia. Em março de 1983, após o término do Curso de Formação de Oficiais Milicianos, foi colocado nessa mesma Unidade, onde desempenhou funções inerentes à especialidade. Posteriormente, entre abril de 1984 e junho de 1989, esteve colocado na Base Aérea nº 6, no Montijo, onde, para além das funções inerentes à sua especialidade, desempenhou funções no Centro de Operações e também como Chefe do Gabinete do Comando.

Ingressou no Quadro Permanente de Oficiais Técnicos de Operações de Comunicações e Criptografia em maio de 1989, altura em que foi que colocado no Estado-Maior da Força Aérea para exercer funções na então 2ª Divisão. Em junho de 1990 foi colocado na Base Aérea N.º 11, onde, em acumulação com as funções inerentes à sua especialidade, foi Chefe do Gabinete do Comando.

Colocado em junho de 1992 na 3ª Repartição da Direcção de Electrotecnia, desempenhou funções de Gestor de Frequências, funções essas que continuou a desempenhar no Centro de Exploração e Segurança das Comunicações, entidade que herdou a missão daquela Repartição no Comando Operacional da Força Aérea.

Em março de 2005 teve uma breve passagem pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, tendo regressado ao então COFA em janeiro de 2006. É colocado em junho de 2010 na BA11, onde foi o Comandante do Grupo de Apoio, regressando ao Comando Aéreo em 2013 para chefiar a Repartição de Comunicações e Sistemas de Informação, funções que acumulou, durante 18 meses, com a chefia da Repartição de Pessoal, Logística e Finanças.

Para além dos cursos e qualificações inerentes à Especialidade, releva destacar ainda o Curso Básico de Comando, o Curso Geral de Guerra Aérea, “Signal Intelligence Course”, Curso de Guerra Electrónica, diversos cursos na área de CIS em Latina, Itália, “Network Centric Operations Course” “NATO Environmental Protection Orientation Course” Curso de Auditorias e Controlo Interno, entre outros.

O Tenente-Coronel António Nunes participou em diversas operações e exercícios em Portugal e no estrangeiro, das quais se destacam: três missões no Afeganistão, uma na Lituânia e um exercício na Noruega.

Foi promovido ao atual posto em 10 de dezembro de 2009.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e diversas condecorações, das quais se destacam a medalha de Mérito Militar de 2ª Classe, a medalha de Mérito Militar de 3ª Classe, medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe, duas medalhas Comemorativas de Comissão de Serviços Especiais e três medalhas alusivas às missões NATO.

O Tenente-Coronel António Nunes é casado, com a Sr.ª Ana Maria Nunes e tem dois filhos, Ricardo e Vanessa.