O Coronel Piloto Aviador Luís Miguel Gomes Graça nasceu a 19 de Junho de 1970, em Dili (Timor) e ingressou na Força Aérea a 29 de agosto de 1988. Após frequência da componente académica do curso de Pilotagem Aeronáutica na Academia da Força Aérea (Sintra), de novembro de 1988 a agosto de 1992, efetuou o tirocínio na Base Aérea de Vance (Oklahoma, EUA), tendo sido brevetado em dezembro de 1993.

No ano seguinte, frequentou o Curso de Multimotores da Esquadra 502 na Base Aérea N.º 1 (Sintra), após o qual foi colocado como Piloto Operacional nessa mesma Esquadra.

Em setembro de 1998, foi transferido para a Academia da Força Aérea onde prestou serviço como Comandante de Esquadrilha do Corpo de Alunos e Instrutor de Voo.

Em Agosto de 2000, foi colocado na Base Aérea de Geilenkirchen (Alemanha) como piloto da aeronave E-3A AWACS da Esquadra 1 de Vigilância e Controlo Aéreo da OTAN. No ano letivo de 2003/2004, frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, após o qual foi colocado na Base Aérea N.º 1, assumindo as funções de Oficial de Uniformização e Avaliação da Esquadra 502.

Em 2005, foi colocado na Casa Militar da Presidência para desempenho das funções de Ajudante de Campo do Presidente da República. Em 2006, frequentou o Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto de Estudos Superiores Militares, retornando seguidamente à Esquadra 502 onde assumiu as funções de Oficial de Operações e Chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes da Base Aérea N.º 1.

Em Janeiro de 2008, é-lhe atribuído o Comando da Esquadra 502 em acumulação com o cargo de Coordenador Operacional do Programa C-295, no qual concretizou a transição da frota Aviocar para a aeronave C-295, já na Base Aérea N.º 6 (Montijo).

Em Setembro de 2010, foi colocado no Ministério da Defesa Nacional como Assessor Militar do Ministro da Defesa Nacional, desempenhando desde dezembro de 2015 a função de Subdiretor do Pessoal da Força Aérea.

O Coronel Luís Graça tem averbadas 4.000 horas de voo. Da sua folha de serviços constam vários louvores e uma medalha de ouro de serviços distintos coletiva, três medalhas de prata de serviços distintos, duas medalha de mérito militar (1.ª classe e 2.ª classe), a medalha de defesa nacional de 2.ª classe, a medalha de mérito aeronáutico de 2.ª classe e a medalha de prata de comportamento exemplar.

O Coronel Luís Graça é casado com a Senhora Anabela Graça e tem dois filhos, Pedro e Tomás.