Conteúdo principal

O Major-General Piloto-Aviador Luís Graça ingressou na Força Aérea em 1988 e concluiu a licenciatura de Ciências Militares e Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea em 1993. Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea e o Curso de Estado-Maior Conjunto.

Como Oficial subalterno, foi piloto operacional de C-212 na Esquadra 502 e exerceu funções de Comandante de Esquadrilha do Corpo de Alunos e Instrutor de Voo na Academia da Força Aérea.

Como Capitão, foi piloto operacional de E-3A AWACS da Esquadra 1 de Vigilância e Controlo Aéreo da OTAN e exerceu as funções de Oficial de Uniformização e Avaliação da Esquadra 502.

Como Oficial superior, foi Ajudante de Campo do Presidente da República; Oficial de Operações da Esquadra 502, acumulando com a Chefia do Gabinete de Prevenção de Acidentes da Base Aérea n.º 1; Comandante da Esquadra 502, em acumulação com o cargo de Coordenador Operacional do Programa C-295; Assessor Militar do Ministro da Defesa Nacional; Subdiretor do Pessoal da Força Aérea e Comandante da Base Aérea n.º 6.

No ano letivo 2020/2021, foi auditor do Curso de Promoção a Oficial General no Instituto Universitário Militar, após o qual foi colocado nesse mesmo Instituto como Coordenador da Área de Ensino de Operações Militares e da Área de Ensino de Técnicas e Tecnologias Militares, durante o ano letivo de 2021/2022.

O Major-General Luís Graça tem averbadas 4.000 horas de voo e na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

A 29 de julho de 2022 tomou posse como Diretor de Formação da Força Aérea, cargo que acumulou com o de Diretor do Pessoal da Força Aérea, interinamente, a partir de 20 de dezembro de 2023.

A 19 de julho de 2024, foi promovido a Major-General, passando nessa data a exercer as funções de Diretor do Pessoal da Força Aérea.

O Major-General Luís Graça é casado e tem dois filhos.