Conteúdo principal

O Major-General Piloto-Aviador Paulo Costa ingressou na Academia da Força Aérea em agosto de 1988, no curso de Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto-Aviador. Efetuou o Tirocínio de pilotagem aeronáutica nos EUA, tendo sido brevetado em dezembro de 1993, em Laughlin Air Force Base – Texas.

No âmbito operacional desempenhou inúmeras funções e obteve diversas qualificações nas Esquadras de voo que incorporou, nomeadamente, as de piloto instrutor na aeronave TB-30 EPSILON e de piloto operacional, piloto-comandante, piloto instrutor e Comandante de Missão na aeronave de patrulhamento marítimo P-3 ORION. No decorrer da sua carreira acumulou 5000 horas de voo.

No âmbito do desempenho de funções de comando, direção e chefia, comandou a Esquadra 601 - “Lobos”, chefiou a Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea, comandou a Base Aérea N.º 11 – Beja, e foi Diretor de Operações Aéreas no Comando Aéreo. Em 2011, comandou a Força Nacional Destacada no combate à pirataria nas costas da Somália – Operação “OCEAN SHIELD”.

No desempenho de funções de Estado-Maior, integrou o Gabinete do Primeiro-Ministro do XIX Governo Constitucional, prestando assessoria nas áreas de Defesa e Segurança, e foi membro efetivo da Comissão de Acompanhamento para a Reforma da Defesa Nacional “DEFESA 2020”.

No âmbito internacional, entre 2014 e 2017, foi Conselheiro Militar na Representação Militar Portuguesa (MILREP) junto da NATO e da União Europeia, e, em 2024 e 2025, exerceu o cargo de Diretor do Centro de Operações Aéreas Combinadas de Torrejón (CAOC TJ) em Madrid, função que antecede a atual nomeação.

No âmbito da gestão de programas, integrou a Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa de Modernização da frota P-3C CUP+, foi Diretor do Programa de Aquisição e da Implementação Operacional do helicóptero AW-119 KOALA e o representante nacional no NAEW&C Programme Management Organization – Board of Directors.

Relativamente a funções de ensino e formação, foi o Coordenador da Área de Ensino de Operações Militares e da Área de Ensino de Técnicas e Tecnologias Militares no Instituto Universitário Militar.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e Condecorações onde se destacam quatro Medalhas de Prata de Serviços Distintos, Medalhas de Mérito Militar de 1.ª e 2.ª Classe, Medalha da Defesa Nacional de 2.ª classe, Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe, Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar e duas Medalhas ao serviço da NATO.

O Major-General Paulo Costa é casado e tem quatro filhos.