A Major Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, Isadora Lopes Rua, nasceu na Sé, Faro, no dia 29 de julho de 1977.

Ingressou na Força Aérea a 22 de setembro de 1997, onde frequentou o curso de formação de Oficiais na Especialidade de Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, no

Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea. Findo o curso, foi colocada em outubro de 1998, na Base Aérea n.º 1.

Nesta Unidade desempenhou funções na Esquadrilha de Manutenção de Material Eletrotécnico, em acumulação com funções no Gabinete Técnico e na Esquadrilha de Infraestruturas.

Em outubro de 2002, foi colocada no Instituto de Saúde da Força Aérea, onde exerceu as funções de Chefe do Serviço de Eletromedicina e Manutenção Hospitalar.

Em 2004 terminou a Licenciatura em Radiologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e em novembro de 2005, ingressou na Escola Superior de Tecnologias Militares e Aeronáuticas.

Entre 2006 e 2009 exerceu funções de Instrutora e de Adjunta do Diretor para o Curso de Mecânico Eletricista, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.

Em 2009, foi colocada na Base do Lumiar, onde desempenhou as funções de Comandante de Esquadrilha de Infraestruturas em acumulação com as funções de Comandante da Esquadrilha de Transportes.

Entre 2013 e 2015, assume novamente as funções de Chefe do Serviço de Eletromedicina e Manutenção Hospitalar, no Hospital da Força Aérea. Durante esse período, participou em vários grupos de trabalho no processo de fusão dos hospitais dos três ramos militares.

Em 2015, foi colocada na Unidade de Apoio de Lisboa, com as funções de Comandante de Esquadrilha de Manutenção Material e Infraestruturas, onde permanece até novembro de 2016, ano em que frequenta o Curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto Universitário Militar.

Em 2017, regressou à Unidade de Apoio de Lisboa, onde exerceu funções até 05 de novembro de 2019, como Comandante de Esquadrilha de Manutenção e Sistemas de Energia.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Medalha de Mérito Militar de 3ª classe, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 3ª classe e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar.

A Major Isadora Rua está em união de facto com Bruno Conrado e tem duas filhas, a Joana e a Rita.