O Coronel de Administração Aeronáutica Jaques Manuel Lourenço Tiago nasceu a 31 de agosto de 1971, em Paris (França) e ingressou na Força Aérea a 12 de novembro de 1990. Frequentou o curso de Administração Aeronáutica na Academia da Força Aérea (Sintra), de outubro de 1992 a outubro de 1998.

Em abril de 1998 foi colocado no Depósito Geral de Material da Força Aérea assumindo as funções de Chefe da Secção de Contabilidade e Orçamento, assumindo, posteriormente, a função de Comandante de Esquadrilha de Administração.

Em abril de 2000 foi transferido para o Grupo de Engenharia de Aeródromos da Força Aérea onde assume as funções de Comandante de Esquadrilha de Administração.

Em abril de 2002 foi colocado Serviço Administrativo do Comando Logístico da Força Aérea para desempenhar as funções de Chefe da Secção de Orçamento.

Em junho de 2007, como Capitão, é-lhe atribuído o Comando da Esquadra de Administração e Intendência na Base Aérea nº 6 - Montijo;

Em junho de 2011, foi colocado no Serviço Administrativo e Financeiro da Direção de Finanças da Força Aérea desempenhando a função de Chefe da Repartição de Gestão Financeira.

Em janeiro de 2015 é-lhe atribuído o Comando do Grupo de Apoio da Base Aérea nº 6, no Montijo.

Em junho de 2017 assume as funções de Chefe da Repartição de Formação Militar e Técnica da Direção de Instrução do Comando de Pessoal da Força Aérea.

Em setembro de 2019, foi colocado na Direção de Manutenção de Sistemas de Armas do Comando Logístico da Força Aérea exercendo as funções de Chefe do Gabinete de Apoio, Planeamento e Controlo, que exerceu até ser nomeado para comandar o Depósito Geral de Material da Força Aérea.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e uma medalha de prata de serviços distintos, duas medalhas de mérito militar (2.ª classe e 3.ª classe), a medalha de mérito aeronáutico de 2.ª classe e a medalha de prata de comportamento exemplar.

O Coronel Jaques Tiago é casado com a Senhora Rita Brito Tiago e tem uma filha, Margarida.