Conteúdo principal

O Coronel Técnico de Manutenção de Material Electrotécnico, Nuno Rafael Pronto Meireles Ferreira, nasceu a 19 de junho de 1971, em Santarém.

Foi incorporado na Força Aérea em 05 de março de 1990, tendo frequentado, na Escola Militar de Electromecânica, em Paço de Arcos, o Curso de Formação de Oficiais em Regime de Contrato da especialidade TMMEL, que terminou no final de abril do ano seguinte.

Em maio de 1991, foi colocado no Comando Aéreo dos Açores, prestando serviço na Base Aérea Nº 4. Nesta Unidade, desempenhou funções de adjunto do Comandante da Esquadrilha de Manutenção de Material Eléctrico (EMME) da Esquadra de Manutenção de Base, tendo assumido posteriormente em outubro do mesmo ano o Comando da mesma.

Em finais de março de 1992, foi colocado nas Oficinas Gerais, da então Base de Alfragide, até ao início da frequência do Curso de Bacharelato em Ciências Militares e Aeronáuticas, na Academia da Força Aérea, em outubro do mesmo ano.

Em janeiro de 1996 terminou a frequência deste curso de ingresso nos Quadros Permanentes, tendo sido colocado no Serviço de Documentação da Força Aérea, prestando serviço no Centro de Audiovisuais.

Durante os 11 anos de colocação neste Centro desempenhou diversas funções na área técnica de apoio audiovisual e manutenção de equipamentos optoelectrónicos, tendo assumindo a chefia da Secção de Apoio Audiovisual e Manutenção em dezembro de 1999 e no período de janeiro a julho de 2013, em regime de acumulação, a chefia dos Centros de Audiovisuais e de Documentação. 

Em meados de julho de 2007 é colocado no Gabinete de Prevenção de Acidentes, da Inspecção-Geral da Força Aérea, desempenhando funções na Área de Segurança em Terra, e em regime de acumulação, as funções de Secretário da Comissão de Investigação de Acidentes, tendo frequentado diversos cursos de segurança e higiene no trabalho, em território nacional e em Espanha.

Cumulativamente, entre 2002 e 2010, foi membro ativo da Estrutura Organizativa das Comemorações do Aniversário da Força Aérea, tendo liderado durante vários anos as equipas multidisciplinares responsáveis pela edificação das exposições temáticas associadas às comemorações desta efeméride.

No ano letivo de 2010/2011 frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS) no Instituto Universitário Militar, sendo posteriormente colocado, em maio de 2011, no Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea (CFMTFA), desempenhando as funções de Director da Área de Formação Técnica de Manutenção do Grupo de Formação daquela Unidade.

No final de janeiro de 2013 é colocado no Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, onde assumiu a Chefia da Área de Protocolo das Relações Públicas. Durante a sua colocação, cumpriu uma missão de serviço no Afeganistão em 2014, por um período de 5 meses, no âmbito da Força Internacional de Apoio à Segurança (ISAF), integrado na NATO Training Mission – Afghanistan (NTM-A), prestando serviço na Academia da Força Aérea Afegã, na qualidade de Advisor para a Formação.

Em novembro de 2016, cumpre uma missão na Colômbia, sob a égide das Nações Unidas, na qualidade de Observador Internacional, em apoio ao Processo de Paz naquele país, desempenhando funções como Oficial de Operações e posteriormente como Chefe do Centro de Operações do Quartel-General dos Observadores Militares da United Nations Mission Colombia – Monitoring and Verification Mechanism.

Em novembro de 2017, regressou ao Serviço de Documentação da Força Aérea, onde exerceu funções de Chefe do Centro de Audiovisuais.

Em setembro do ano seguinte foi colocado no Hospital das Forças Armadas (HFAR), exercendo as funções de Chefe do Gabinete de Apoio à Direcção, acumulando com a Chefia do Gabinete de Auditoria, tendo estado directamente envolvido no desenvolvimento do novo portal externo daquela Unidade Hospitalar Militar e liderado a equipa responsável pelo início do processo de acreditação de diversos serviços do Polo de Lisboa do HFAR.

Desde novembro de 2019 esteve colocado no Joint Analysis and Lessons Learned Centre da OTAN, sitiado em Monsanto, no Comando Aéreo, onde assumiu as funções de Support Branch Head e Security Officer, em acumulação com as de Public Affairs Officer.

Na sua folha de serviço constam várias Menções Honrosas, Louvores e Condecorações nacionais e internacionais, de onde se destacam a medalha de S. Jorge 2ª classe, a medalha de Mérito Militar 2ª Classe e duas Medalhas de Serviços Distintos, Grau Prata.