Conteúdo principal

O Tenente-Coronel Engenheiro Eletrotécnico João Pedro Silva Boita nasceu a 04 de maio de 1982 e é natural de Benedita.

Ingressou na Academia da Força Aérea em agosto do ano 2000, no curso de Ciências Militares Aeronáuticas - Especialidade Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ramo de Sistemas Eletrónicos e Computadores, o qual terminou em 2006.

Realizou o tirocínio em 2006 na Direção de Eletrotecnia no Centro de Guerra Eletrónica, tendo aí sido colocado em maio de 2007, assumindo as funções de Adjunto para as Bases de Dados, cargo que exerceu até 2017, sendo da sua autoria o desenvolvimento da atual Base de Dados de Emissores Radar da Força Aérea.

Em 2010 frequenta o Curso Básico de Comando, sendo promovido a Capitão em outubro do mesmo ano.

Em 2012 é o único representante nacional no exercício Unified Vision da NATO realizado na Noruega, tendo a sua participação sido reconhecida pelo desenvolvimento de uma ferramenta de software utilizada por vários países participantes durante este exercício.

Frequenta o Curso de Oficial Superior em 2016, tendo sido promovido ao posto de Major em novembro de 2017. Nessa altura, assume as funções de Adjunto para as Electronic Support Measures, no Centro de Guerra Eletrónica.

Em 2018 é-lhe atribuído, pela Academia da Força Aérea, a qualidade de Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional em Ciências Militares na área de Técnicas e Tecnologias Militares. 

Em 2019, já como Major, inicia funções como chefe da Sub-Repartição de Autoproteção no Centro de Guerra Eletrónica na dependência da Direção de Engenharia e Programas.

Foi representante nacional em vários grupos da NATO na área da Guerra Eletrónica, nomeadamente, o NATO Emitter Data Base Advisory Group, o SIGINT Electronic Warfare Working Group, o Sub-Group 2 da NATO e no âmbito da Agência Europeia de Defesa teve uma curta participação como Coordenador Nacional da CapTech Radar.

No seio dos European Participating Air Forces, grupo formado por Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Portugal - todos utilizadores de F-16MLU -, foi o representante da Força Aérea no Electronic Warfare Management System Working Group, entre 2012 e 2016, e entre 2018 e 2020, tendo participado em várias fases de aceitação de versões de software deste sistema.

Participou ainda como representante para a Guerra Eletrónica em vários programas de aquisição e modernização de frotas, em particular, C-295M, F-16MLU e P-3P CUP+, tendo no caso do F-16MLU sido o Gestor de Projeto na instalação, integração e certificação do sistema SPS-45V5.

Como Oficial de Guerra Eletrónica integrou vários destacamentos nacionais, nomeadamente, Falcon Defense na Roménia em 2015, Baltic Air Policing em 2016 e 2018 e Assurance Measures na Polónia em 2020.

Foi formador na Academia da Força Aérea e no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea. No âmbito do Programa de Alienação de Aeronaves F-16MLU à Roménia, providenciou em 2018, On Site Support, durante um mês, aos militares do Centro de Guerra Eletrónica da Força Aérea Romena.

Ao longo da sua carreira fez vários cursos relativos aos sistemas de Guerra Eletrónica instalados em várias frotas da Força Aérea, nomeadamente, C 295M, EH-101, F-16MLU, P-3P CUP+ e KC-390. 

Fez também formações na área da Gestão de Projeto e práticas LEAN, tendo participado em várias iniciativas e sido convidado como palestrante nesta área nas últimas 4 edições do Curso Básico de Comando.

O Tenente-Coronel João Boita foi ainda autor de 2 artigos para a revista Mais Alto, em 2018 e em 2019, e tem orientado vários Trabalhos de Pesquisa Individual e Trabalhos de Investigação Individual, no âmbito do Curso de Promoção a Sargento-Chefe e do Curso de Promoção a Oficial Superior, respetivamente. 

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações das quais se destacam a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar, a Baltic Air Policing Mission Medal e a Medalha de Mérito Militar de 3.ª Classe.

O Tenente-Coronel João Boita é casado com Rita Ortigão e tem quatro filhos, o Francisco, a Constança, a Madalena e a Carminho.