Conteúdo principal

O Coronel, Técnico de Operações Deteção e Conduta de Interceção (TODCI), António Francisco Duarte Agostinho Caixeiro, é natural de Luanda, Angola, tendo crescido em Évora e Coimbra.

Em 29AGO1983, ingressou na Força Aérea, como Cadete Aluno PILAV, na Academia da Força Aérea (AFA), onde fez o 4.º ano do curso de Pilotagem Aeronáutica, assim como, voado nas aeronaves Chipmunk e RF-10 Fournier, e Cessna T-37. No entanto, quase no fim do tirocínio em T-37, acabou por não receber as asas, tendo sido requalificado no quadro da especialidade de TODCI, a fim de reforçar o Sistema Integrado de Comando e Controlo de Portugal (SICCAP).

De 30JUL1984 a 29AGO1984, frequentou o Estágio de Adaptação da AFA (TSP-1/84) no Avião Convencional Chipmunk Mk20, no qual foi largado nesta plataforma aérea; assim como, frequentou o Curso do Chipmunk, de OUT1988 a JAN1989, no tirocínio de pilotagem, na BA2, na Ota. 

Frequentou o Curso do Avião a Jato Cessna T-37, de JAN a NOV1989, não tendo concluído o mesmo, na BA1, em Sintra. 

Ingressou no Quadro Permanente da sua especialidade TODCI, em 27DEZ1989, tendo sido colocado no Centro de Operações de Defesa Aérea (CODA), no COFA, em 25MAI1990; e depois Esq. Detec. Alerta/Cond. Interceção n.º 11 (EDACI 11) – Montejunto, em 09SET1991, onde desempenhou funções de Controlador de Defesa Aérea (DA), Oficial de Exploração Aérea, Controlador de Interceção, Controlador de Recolha e Oficial de Guerra Eletrónica, ao nível das operações de DA no território nacional até 12JUN1994. Ainda executou as qualificações do SICCAP (Fase 1) em sistemas automáticos, tendo sido nomeado para o Curso de “Surveillance Controller” (SC), na NAEWCFC ‘NE-3 A “Component”’, na Alemanha, em JUN1994.

Frequentou o Curso Básico de Comando (CBC), em 1992, no IAEFA, em Sintra.

Frequentou o Curso na NATO E-3 A “Surveillance Controller”, na NAEWCFC, na Alemanha, entre JUN1994 e JAN1995. 

Em 01FEV1995 viria a ser colocado para a Comissão de Serviço na Base Aérea NATO em Geilenkirchen – Alemanha, como Capitão, na função de SC nas tripulações do AWACS/Boeing 707 ‘E-3 A’. Durante a referida comissão participou em Operações reais de apoio à Paz, em ambiente de paz em todos os teatros da NATO da Europa, do Médio Oriente e da América do Norte, assim como, na Guerra na Bósnia, nas Balcãs – Operação “Dined Flight” e “Allied Force”, entre outras – como SC, Instrutor no solo e em voo, “Tactical Diretor” (TD) da aeronave AWACS, de “Scheduler“, e de “Deputy Section Chief” para a “Surveillance Controller Section – Mission Crew” da Esquadra n.º3, até 31JAN1998.

Regressa a Portugal, tendo a 01FEV1998, sido colocado no Centro de Operações Aéreas Alternativo (COAA) – Montejunto, nas operações da “Stand Alone Control Facility” (SACF), até 22MAI2002. Em acumulação de funções reforçou o Gabinete do CEMFA, ao nível das Relações Públicas e Protocolo, tendo andado com diversas comitivas nacionais e NATO. Na SACF, além das funções inerentes à sua especialidade nos turnos de trabalho, como TPO, IC e LOP, desempenhou funções como Chefe da Seção de INTEL/RDLMC/EW. Foi ainda destacado para reforçar a Repartição de Informações do COFA – INTEL, tendo apoiado a Esquadra 201 “Falcões” ao nível de INTEL OPS, aquando do destacamento em Aviano, Itália, nas operações das Balcãs – Kosovo, em MAI/JUN1999.

Frequentou o Curso de Informações de Combate (INTEL), em 1999, na BA5, em Monte Real. 

Em 23MAI2002, é colocado no COFA como TPO, Instrutor, Formador e Avaliador no CRC Monsanto; tendo ainda desempenhado a função como Chefe da Seção de Instrução do CRC. Em 04JUN2006, assume a função de “Master Controller” (MC) LCR e de Chefe de Turno nas Ops do CRC. De 2008 a 2012, foi o representante do MDN-DGPDN/FA/COFA/CRC ao nível de relações bilaterais e multilaterais com os países do Magrebe, nomeadamente na “Iniciativa 5+5 Defesa” para a Segurança e DA, assim como, conferencista e palestrante. 

Mantem-se na mesma unidade, que passou a CA, em 01OUT2009 até 11OUT2015, assumindo as seguintes funções: MC CR (01OUT2009), Oficial de Investigação de Ocorrências (2011); Chefe da Seção de Uniformização e Avaliação do CRC (2011); e, Avaliador das funções SC/MC. Ai participou nas suas diversas funções em eventos reais de Policiamento Aéreo de alta visibilidade e Ops de DA, destacando o ‘EURO2004’; a ‘Presidência da UE 2006’; o NATO “Entry Level Assessment” e o “FORCEVAL” ao CRC (OUT09); a ’19.ª Cimeira Ibero-Americana’ (NOV09); a visita ‘S. Santidade o Papa Bento XVI’ (MAI10); a ‘Cimeira da NATO’, em Lisboa (NOV2010); nas FND do “Iceland Air Policing 2012” (AGO/SET12) e do o “Baltic Air Policing 2014” (AGO14/JAN15), assim como, em diversos exercícios nacionais e NATO; onde contribuiu de forma relevante para a prestação do CRC, da FA e de PRT.

Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea 2005/2006, no IAEFA, em Sintra, no âmbito já do IESM; tendo ficado com a Pós-graduação para o Mestrado em RI, para os Estudos da Paz e da Guerra nas Novas RI, em 2006 (IAEFA), em Ciências da Paz e da Guerra, pela UAL. 

Licenciado em Relações Internacionais (RI), em 2007, pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL); tendo ficado como Professor convidado a UAL na licenciatura de RI, ao 3.º ano, na cadeira de Projeção de Portugal no Mundo (2007 a 2010).  

Terminou as suas funções no CRC Monsanto em SET2015, tendo passado para o COA, na área de Planeamento de C2, AWACS e AEW, até 8OUT15.

Em 12OUT2015, é colocado na Divisão de Planeamento Estratégico-Militar (DIPLAEM), do EMGFA, em Belém, na Repartição de Planeamento de Forças (RPF), no cargo de ‘Adjunto para o Planeamento de Forças – FA’, ao nível do CPDM, de capacidades, sistema e dispositivo de forças, missões das FFAA, LPM, LIM, etc. POC EMGFA em cooperação com a DGPDN e DGRDN/MDN, ao nível de outros projetos, de I&D e no SST; e, representante de PRT no Comité “As-If” da Comissão Europeia, WG no PADR (2017/18/19), assim como, no “Security Scrutiny” do “Security Classification Guide” dos projetos nacionais no âmbito da UE e da EDA. 

Em 12MAR2019 até 27DEZ19, integrado no MDN, na ‘Autoridade Aeronáutica Nacional’ (AAN), no Gab da AAN, desempenhou o cargo de ‘Adjunto para a Área dos Levantamentos Aéreos’, como chefe de uma equipa responsável pela análise de imagens, fotografia, cinematografia aérea, assim como, das autorizações para aeronaves tripuladas e não tripuladas (UAS – “Drones”) no âmbito da segurança e da defesa nacional.

Em 28DEZ2019, colocado na DGPDN em representação da FA, tendo partido para uma Comissão de Serviço integrado no Projeto 3 (P3), no âmbito do Programa-Quadro 2018-21 da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) Luso-Angolana, como ‘Assessor Técnico’ (AT) na Força Aérea Nacional (FAN) angolana, nomeadamente do General Cte do ISFAN e do General Cte da AFAN, no Lobito, onde foi professor, conferencista, palestrante, e, desenvolveu atividades organizacionais e de investigação. Aos diferentes níveis, garantiu com eficiência a sua função de assessoria; desenvolveu uma pedagogia dinâmica e atualizada que permitiu o desenvolvimento do espírito crítico, inventivo e criador dos alunos, apoiando-os na sua formação científica, profissional e humana.

Em 08SET2020, foi nomeado para um novo cargo em Angola, tendo partido a 4OUT2020, para uma Comissão de Serviço integrado no P3 da CDD Luso-Angolana, como ‘Diretor Técnico’ (DT) do P3, a fim de apoiar a FAN de Angola; suportar o Comando Superior e o Estado-Maior da FAN, como assessor do Chefe da FAN em Luanda; assessorar os Comandos dos Estabelecimentos de Ensino Superior da FAN, na organização e no funcionamento; assim como, a EMAFAN. Assegurar ainda o cumprimento do Programa-Quadro e acompanhar o desenvolvimento das atividades que decorriam nas diversas escolas da FAN, garantindo o adequado empenhamento dos recursos alocados. Como Entidade Técnica Responsável, identificou, propôs e coordenou com a FA, os apoios e necessidades relativas à consecução dos objetivos do P3; que através dos seus pareceres, relatórios e propostas tentou otimizar os objetivos específicos do P3. Para além da sua assessoria foi ainda conferencista e palestrante em várias áreas ligadas à FA, às Operações Aéreas, ao Espaço Aéreo, à DA, e à Segurança e Prevenção de Acidentes, tendo cooperado em vários trabalhos em curso. 

Regressa a Portugal, tendo de JAN2022 a OUT22, sido colocado no CPESFA, e ficado em diligência na ‘Revista Mais Alto’ como investigador e editor, até iniciar a chefia do ‘Arquivo Histórico da FA’ (AHFA) em NOV2022. 

O Coronel Caixeiro, ao longo da sua carreira militar frequentou vários cursos internacionais e nacionais, sendo de destacar: os  cursos na NATO School Oberammergau (NSO), na Alemanha, nomeadamente: 1997 – “NATO Joint Serv EW Officers”; 2004 – “NATO Geographic Course”; e, 2018 – “NATO European Security Cooperation Course”; no EUROCONTROL, no Luxemburgo: 2005 – “Flexible Use of Airspace”; em Portugal: 2000 – o Curso prático da NATO “Tactical Leadership Programme”, na BA5; 2002 – Curso de Instrutor – Formação Pedagógica de Formadores, pela DINST, no CFMTFA, tendo sido professor na AFA, no CFMTFA e na Seção Instrução do CRC Monsanto (2000 a 2007); 2009 – “Crew Resource Mng”, no Centro de Fisiologia de Voo, BALUM; 2011 – “ICC Training Course”, do CAOC10/CA; de “CRC Evaluator”, no CA; muitos e diversos cursos do SICCAP de Qualificação (de 2001 a 2015);  e, de Inspetor de Controle de Armamento Convencional, UNAVE/EMGFA; 2012 – Curso de “ICCS”, no CTSFA, na BA6; 2016 – Curso de Planeamento de Ops. Ciberdefesa, IUM, EMGFA, etc.  

É condecorado com as medalhas de Serviços Distintos; de Ouro de Serviços Distintos – Colética; da Cruz de São Jorge do EMGFA; de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar; de Mérito Aeronáutico; Comemorativa de Comissões de Serviços Especiais, na AEW, como AT na CDD P3 (Lobito) e DT na CDD P3 (Luanda), em Angola; da medalha NATO; e, medalha NATO – “Baltic Air Policing Mission”, assim como, o Distintivo de Exercício de Funções de Comando, Direção e Estado-Maior no EMGFA. 

É casado com Carla Teixeira e tem um filho, Nuno, e uma filha, Mariana.