Conteúdo principal

O Tenente-Coronel, Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, Vítor Manuel Maia Couto nasceu em Setúbal, no dia 08 de novembro de 1966.

Frequentou a escola primária em Águas de Moura e, mais tarde, o Curso Geral Unificado e o Curso Complementar de Eletrotecnia, em Setúbal, na Escola Secundária Sebastião da Gama.

Ingressou na Força Aérea no dia 8 de julho de 1985 com destino à formação em Manutenção de Eletricidade, Eletrónica e Instrumentos (MELINS), formação ministrada na Escola Militar de Eletromecânica, em Paço d’Arcos a qual concluiu em maio de 1986 na especialidade de Mecânico de Eletrónica (MELECA).

Em maio de 1986, foi colocado na Base Aérea N.º 6 (BA6), em Montijo, no Núcleo de Implementação do Programa P3-P, manutenção de aviónicos.

De setembro de 1987 a julho de 1989 frequentou o Curso de Sargentos, no Centro de Instrução N.º 2 e na Escola Militar de Eletromecânica, findo o qual ingressou no quadro permanente.

Em agosto de 1989, regressou à BA6 para a manutenção de aviónicos do avião P3-P.

Em setembro de 1991 ingressou no Curso de Licenciatura em Gestão e Organização de Empresas que concluiu em junho de 1996.

Em agosto de 1998 ingressou no Curso de Bacharelato em Tecnologias Militares Aeronáuticas 1998/2001, LACRAUS, na especialidade de Técnicos de Manutenção de Material Eletrotécnico (TMMEL), na Escola Superior de Tecnologias Militares Aeronáuticas da Academia da Força Aérea, em Sintra, em 2001 terminado o Curso ingressou na atual especialidade.

A primeira colocação como oficial TMMEL, foi no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), em julho de 2001, onde, frequentou nesse mesmo ano o Curso de Formação de Formadores, e passou a exercer as funções de Formador no Núcleo de Eletrotecnia, lecionando as disciplinas de Aviónica, Propagação Radiação e Antenas, e Servomecanismos.

Durante a sua permanência no CFMTFA foi porta-estandarte da unidade, comandou a Esquadrilha de Alunos da Área de Manutenção e foi diretor do Núcleo de Eletrotecnia.

De setembro 2005 a janeiro de 2006 foi assessor técnico e formador junto do Núcleo no projeto de cooperação no domínio da defesa no Lobito, Angola.  

De janeiro a março de 2006 frequentou o Curso Básico de Comando no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, em Sintra.

Em março de 2006 foi colocado na BA6 como comandante da Esquadrilha de Comunicações e Rádio Ajudas (ECRA) da Esquadra de Manutenção de Material Eletrotécnico. Foi ainda nomeado Porta-Estandarte da Unidade.

Em outubro de 2006 é promovido ao posto de Capitão.

De setembro de 2011 a maio de 2012 frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Estudos Superiores Militares, em Pedrouços.

Em 01 de outubro de 2013 foi promovido a Major.

Em dezembro de 2013 foi colocado na Direção de Instrução da Força Aérea, na Repartição de Formação Técnica e Militar.

Em 21 de dezembro de 2017 foi promovido a Tenente-Coronel.

Em dezembro de 2020, foi colocado no Estado-Maior-General das Forças Armadas, onde foi chefe da Divisão de Relações Externas e Informações, do Centro de Ciberdefesa e posteriormente chefe da Célula de Relações Externas e Cooperação do Estado-Maior do Comando das Operações de Ciberdefesa.

Na sua folha de serviço constam várias medalhas e louvores institucionais, onde se destacam a Medalha de Mérito Militar de 3.ª Classe e as Medalhas de Ouro, Prata e Cobre de Comportamento Exemplar.

O Tenente-Coronel Vítor Couto é pai de dois filhos, o João e a Catarina.