O Coronel Piloto-Aviador Carlos José Serrano Paulino nasceu na Marinha Grande a 21 de agosto de 1969.
Ingressou no Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea em 1989, e terminou a Licenciatura Pré-Bolonha em Ciências Militares Aeronáuticas, tendo sido brevetado na Base Aérea N.º 11(BA11), em Beja, em julho de 1994, na aeronave Épsilon.
Completou o Curso Avançado de Pilotagem de Helicópteros e o Curso de Piloto Operacional na aeronave ALIII, na Esquadra 552 da BA11, Unidade onde ficou colocado. Ao longo do seu percurso na Esquadra de voo desempenhou várias funções, das quais se destacam a Chefia da Uniformização e da Instrução de pilotagem em helicópteros.
Frequentou o Curso Básico de Comando, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), em 1998, e em 1999 foi qualificado como Piloto Instrutor.
Esteve, por duas vezes, ao serviço das Nações Unidas como Oficial de Operações do destacamento “Portuguese Aviation (PORAVN)” em Timor Leste na missão “United Nations Transitional Administration in East Timor (UNTAET)” de fevereiro a agosto de 2000 e de outubro de 2000 a abril 2001.
Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), no ano lectivo de 2004 – 2005, e em junho de 2005 termina a Pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra novas relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa.
Em fevereiro de 2006 foi nomeado Ajudante de Campo de S.Exa. O Presidente da República, cargo que desempenhou até abril de 2010.
Regressado à BA11, em abril de 2010 é colocado como Comandante da Esquadra 552 e assume também a função de Piloto e Comandante da Patrulha de Demonstração “Rotores de Portugal”, até julho de 2013.
Entre julho de 2013 e julho de 2016 desempenhou funções de Docente responsável pela Unidade Curricular Estudos do Poder Aeroespacial na Área de Ensino Específico da Força Aérea (AEEFA) do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), sendo durante esse período igualmente o Docente responsável pela Unidade Curricular das Matérias Específicas da Força Aérea ao Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto Superior de Estudos de Defesa em Moçambique.
De agosto 2016 a outubro de 2019 desempenhou funções como Action Officer e Deputy Branch Chief no Estado-Maior da União Europeia, em Bruxelas, tendo sido colocado, aquando do seu regresso a Portugal, no Instituto Universitário Militar (IUM) como Coordenador da Área de Ensino Específico da Força Aérea, onde esteve até à presente data.
O Coronel Carlos Paulino possui mais de 4700 horas de voo, a maioria das quais em ALIII, tendo sido promovido ao atual posto a 17 de abril de 2017.
Da sua folha de serviço constam várias condecorações e louvores, das quais se destacam a Ordem Militar de Avis, no Grau de Comendador, Medalhas de Prata de Serviços Distintos e a Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe, entre outras nacionais e estrangeiras.
O Coronel Carlos Paulino, é casado com Ana Margarida Viegas Paulino e tem um filho, Carlos Gonçalo Paulino.