Conteúdo principal

C-295M: Aeronave multi-funções

 

Uma das missões executadas pela Esquadra 502 "Elefantes" prende-se com a evacuação sanitária. Sobretudo nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, em que cada arquipélago tem uma aeronave C-295M da Força Aérea Portuguesa em destacamento permanente, no apoio às populações.

Esta esquadra de voo, através de um C-295M, efetuou no dia 12 de Setembro uma destas missões com o transporte de um doente, da ilha das Flores para a ilha Terceira.

O C-295M permite - pelos sistemas, características e capacidades que possui - a execução de outras missões. Assim, a Força Aérea Portuguesa dispõe de sete destas aeronaves configuradas para Transporte Aéreo Tático e cinco para Vigilância Marítima.

A Esquadra 502 realiza atualmente missões de Transporte Aéreo geral, Transporte Aéreo tático, Apoio Logístico, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento, Evacuações Aeromédicas, Lançamentos de Tropas Aerotransportadas, lançamento de carga aérea e Transporte de Altas Entidades.

Por possuir todas estas valências, é uma aeronave com uma capacidade de resposta abrangente, muito útil à Força Aérea e ao desempenho das suas missões. Recentemente, cooperou a nível internacional com a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) em operações de controle da imigração ilegal, detectando, seguindo e identificando alvos que tentem dar entrada na União Europeia de forma  ilícita, bem como deteção de redes criminosas que possam por em causa a segurança europeia. Em colaboração com a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem também prestado apoio nas ações de combate a incêndios florestais, em Portugal.