Ações de formação de fogo controlado no Campo de Tiro

Nos dias 20 de março e 6 de abril de 2017 realizaram-se, no Campo de Tiro, em Alcochete, duas ações de formação/treino operacional de fogo controlado, em parcelas de sobrantes de exploração de eucalipto, num total de 20 hectares intervencionados.

As ações tiveram como objetivos o treino dos operacionais no uso do fogo em contexto de prevenção estrutural, para redução da carga de combustível e eliminação do risco de incêndio e, também, o aumento da proficiência no uso das técnicas de supressão de incêndios florestais.

Os objetivos definidos foram amplamente atingidos, considerando-se viável para a gestão florestal do Campo de Tiro o uso desta técnica na prevenção de incêndios florestais.

Participaram nestas ações 40 operacionais e 15 veículos das Corporações de Bombeiros de Samora Correia, Benavente, Alcochete e Coruche e sete operacionais do Setor de Assistência e Socorro do Campo de Tiro, com dois veículos de combate a incêndios florestais, apoiados por duas máquinas (retroescavadora e máquina de rastos) da Unidade.