Conteúdo principal

Jovens de Alenquer fazem "bootcamp" no CFMTFA

O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) acolheu uma “mini-recruta” entre os dias 27 e 28 de março, com a participação de 17 alunos, uma professora e duas técnicas do município de Alenquer.

A ideia para este “bootcamp” surgiu em Fevereiro, na sequência da cerimónia final do Orçamento Participativo Jovem de Alenquer – processo de participação democrática em que cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, apresentam e decidem projetos de investimento público. Assim, no âmbito das boas relações e da cooperação entre a Força Aérea e a comunidade local, o CFMTFA colaborou com a Câmara de Alenquer no sentido de proporcionar aos participantes uma experiência única em ambiente militar.

Ao longo de dois dias e uma noite, os “recrutas” realizaram várias atividades com o objetivo de estimular capacidades de liderança e de trabalho em equipa: suporte básico de vida, combate a incêndios, caminhadas, orientação e treino físico militar. Como não podia deixar de ser, os jovens regressaram a casa também a saber fazer a cama da “única maneira possível, que é bem”.

No final, o Comandante do CFMTFA, Coronel Bispo dos Santos, condecorou os “recrutas” Gregori e Joel com a medalha de “melhor espírito de camaradagem” e houve diplomas de mérito para todos.

O vereador do município de Alenquer com a tutela do Orçamento Participativo, Paulo Franco, esteve presente no encerramento e agradeceu o acolhimento dado pela Unidade aos jovens empreendedores, considerando que este tipo de iniciativas reforça os laços entre a Força Aérea e a sociedade civil.