Conteúdo principal

Presidente visita militares na República Centro Africana

 

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, visitou, no dia 26 de março, os militares portugueses que se encontram na República Centro Africana ao serviço da União Europeia (European Union Training Mission, EUTM) e das Nações Unidas (Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic, MINUSCA).
 
O Presidente foi acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Azeredo Lopes, pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte.
 
A 3.ª Força Nacional Destacada na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana encontra-se aquartelada no campo NPoko, sendo composta por 159 militares da Força Aérea Portuguesa e do Exército, a maioria oriunda do 1.º batalhão de Infantaria Paraquedista, sob as ordens do Tenente-Coronel João Bernardino.
 
Já no campo UCATEX, encontra-se o quartel-general da missão de treino da União Europeia na República Centro Africana, comandada pelo Brigadeiro-General português Hermínio Maio. Atualmente, integram o contingente 153 militares de 10 países, dos quais 45 são portugueses, na maioria do Exército, mas também da Força Aérea e da Marinha.
 
No final da visita, o Presidente da República teceu um rasgado elogio aos militares portugueses.
 
“Aqui está também o Comandante Supremo das Forças Armadas, aquele que, além de se orgulhar dos portugueses porque são portugueses, se orgulha dos militares portugueses porque são militares portugueses, que são os melhores militares do mundo, foram sempre, mas são cada vez mais”, afirmou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.