3.ª rotação de militares chega a Siauliai

Partiu no dia 04 de julho, da Base Aérea N.º 5 (Monte Real), mais um contingente de militares da Força Aérea Portuguesa para a Lituânia, no âmbito da missão Baltic Air Policing 2018.

Estes militares substituíram os seus camaradas que se encontravam no país, efetuando assim a terceira rotação desde que a missão começou, a 03 de maio.

À chegada à Base Aérea de Siauliai, os militares foram recebidos pelo Comandante do Destacamento, Tenente-Coronel João Rosa, que agora foi sucedido no cargo pelo Tenente-Coronel Luís Silva.

O contingente português encontra-se destacado a realizar missões de defesa aérea nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de proteger a integridade do espaço aéreo da NATO, assumindo desta forma os seus compromissos internacionais.

A Força Nacional Destacada na Base Aérea de Siauliai é composta por quatro aeronaves F-16M e cerca de 90 militares, que estarão em permanente alerta (24/7) até ao final de agosto, estando ainda a dar apoio ao Centro de Relato e Controlo de Karmelava.