Força Aérea e Escola Nacional de Bombeiros assinam protocolo

A Força Aérea e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) estabeleceram, no passado dia 27 de novembro, um protocolo de colaboração relativo à formação de Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro (OPSAS). Este protocolo visa a criação de sinergias na área da formação, considerando a oferta formativa especializada na vertente de combate a incêndios ou em universos a ela associados, das duas Entidades.

A ENB compromete-se a disponibilizar aos formadores da especialidade OPSAS da Força Aérea conhecimentos complementares, necessários à formação dos formandos dos cursos da referida especialidade, bem como a autorizar a realização de visitas de estudo às suas instalações e a utilização dos seus simuladores.

Por seu lado, a Força Aérea disponibilizará à ENB as infraestruturas adequadas para a realização da formação prática de condução defensiva, formação para os formadores daquela Escola sobre condução de veículos de combate a incêndios no aeródromo, a realização de exercícios práticos de extinção de incêndios e de extração de vítimas em aeronaves.

Este protocolo foi assinado no salão nobre da ENB, pelo Comandante do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, Coronel Bispo dos Santos (em representação do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo), e o Presidente da Direção da ENB, José Ferreira.