Conteúdo principal

Militares de Timor-Leste aprendem Português com instrutor da Força Aérea

Terminou no dia 07 de fevereiro o I Curso de Português para Fins Específicos A1/A2 da Componente Terrestre (CT) em Baucau, no âmbito da cooperação entre Portugal e Timor-Leste. Os militares das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) que concluem o curso, ministrado pelo Alferes André Esteves, da Força Aérea Portuguesa, passam a ser um meio de difusão do Português enquanto língua oficial de Timor-Leste e de todos os valores intrínsecos na identidade do povo maubere.

O Curso permite aos militares adquirir conhecimentos linguísticos (vocabulário e gramática), estabelecendo um paralelismo entre a história de Timor-Leste e a de Portugal, explorando as referências culturais e tornando a sala de aula num local de partilha. Além do processo de aprendizagem da língua, há uma constante preocupação no sentido de reforçar o interesse pelas línguas oficiais enquanto elementos cruciais na identidade cultural de um povo.

A cerimónia de encerramento, presidida pelo 2.º Comandante da CT, Major Henrique da Costa, contou com a presença do Adido de Defesa de Portugal em Timor-Leste, Coronel Delfim Dores, do Diretor do Projeto N.º 1 da Cooperação no Domínio da Defesa, Coronel Paulo Zagalo, do Diretor-Técnico do Projeto N.º 2, Tenente-coronel Paulo Nunes, e com os militares do Projeto N.º 4, sediado em Baucau.