Tenente-General Sílvio Sampaio cessa funções de Vice-CEMFA

O Tenente-General Piloto-Aviador Sílvio José Pimenta Sampaio cessou funções de Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (VCEMFA) no dia 08 de abril de 2019. Ocupava o cargo desde o dia 19 de setembro de 2017 e foi substituído pelo Tenente-General Piloto-Aviador José Fangueiro da Mata.

O Tenente-General Sampaio ingressou na Academia Militar em 16 de novembro de 1977, tendo em vista a frequência do curso de pilotagem aeronáutica. Transitou para a Academia da Força Aérea, em 1979, e para o tirocinio, nos Estados Unidos, em 1982, tendo concluído o undergraduate pilot training, em Reese AFB, Texas, em maio de 1983. 

Foi oficial de Estado-Maior no EMGFA; oficial de Estado-Maior no Quartel-General da NATO em Bruxelas; 2.º Comandante da Base Aérea N.º 1, em Sintra; adjunto e Diretor do Departamento de Relações Multilaterais da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional; Comandante da Base Aérea N.º 4, nas Lajes; Subdiretor do Instituto de Estudos Superiores Militares, em acumulação com as funções de Diretor do Departamento de Cursos e Diretor do Curso de Promoção a Oficial General; Subchefe do Estado-Maior da Força Aérea; Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto e Comandante do Pessoal da Força Aérea.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Medalha da Ordem de Avis no grau de Grã-Cruz, a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, a Medalha de Mérito Militar de 1.ª Classe, a Medalha da Cruz de São Jorge e a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1.ª Classe.