Força Aérea em conferência sobre integridade estrutural na área da aeronáutica

A Força Aérea participou, através da Direção de Engenharias e Programas, na 3.ª edição da International Conference of Structural Integrity (ICSI), que decorreu no Funchal, entre os dias 2 a 4 de setembro.

A ICSI promove a discussão de temáticas e tendências de investigação em integridade estrutural na área da aeronáutica e do espaço. Esta conferência teve participantes e oradores das Universidades de Salamanca, de Ciências e Tecnologia da Noruega, de Nottingham Ningbo, de Belgrado, entre outras.

A apresentação da Força Aérea, a cargo do Capitão Ivo Diniz e do Alferes Tomás Barros (aluno da Academia da Força Aérea), teve como mote “Characterization of the PRTAF Epsilon TB-30 Operation Based on Recorded Structural Flight Data”.

O trabalho está inserido no Projeto SHM TB30, projeto técnico de instrumentação para monitorização em tempo real da fadiga dos componentes críticos da aeronave Epsilon TB30), parte integrante do Programa Seguimento de Vida de Fadiga da Frota Epsilon. O resultado deste estudo, ainda em curso, permitirá fornecer informação relevante para a exploração e gestão da integridade estrutural da referida frota, contribuindo assim para a definição da sua vida segura e para uma gestão mais otimizada.