Helicóptero ALOUETTE III em missão de busca e salvamento

Nos dias 27 e 28 de abril, um helicóptero ALOUETTE III (ALIII) pertencente ao Destacamento da Esquadra 552 no Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), em Ovar, foi acionado para uma missão de busca e salvamento a um tripulante solitário da embarcação de pesca local “ANA LÍDIA”, na zona da Foz do Rio Minho, junto à praia de Moledo.

Em conjunto com os meios marítimos e terrestres, nacionais e espanhóis, o ALIII efetuou no primeiro dia 6H25 de voo na zona de operações, tendo sido detetada a embarcação debaixo de água mas sem sinal do tripulante, um indivíduo de nacionalidade portuguesa e 46 anos de idade.

A tripulação do ALIII prosseguiu as buscas no dia 28, quer na altura da baixa-mar quer na altura de preia-mar, junto às margens da Foz do Rio Minho para sul, efetuando no total 4H20 de voo.

Desde 1978 a operar o helicóptero ALIII, a Esquadra 552 mantém em prontidão máxima o destacamento permanente de um helicóptero no AM1 para as missões de Busca e Salvamento na zona norte do país, sendo a tripulação composta por um piloto, um operador de sistemas e um recuperador-salvador.