Cerimónia de ativação da Estação de Radar N.º 4

Realizou-se no dia 9 de maio, no Pico do Areeiro – ilha da Madeira, a cerimónia de ativação da Estação de Radar N.º4 (ER4), presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro.

Nesta ocasião foi entregue o Estandarte à ER4, símbolo heráldico da Unidade, tendo o Comandante desta nova Unidade da Força Aérea, Tenente-Coronel Sérgio Cruz, e o General CEMFA dirigido aos presentes algumas palavras alusivas à cerimónia.

A terminar o evento foi descerrada a placa comemorativa e realizada uma visita à ER4.

A criação da Estação Radar N.º 4 é parte integrante e fundamental do projeto de extensão do “Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal” (SICCAP) ao arquipélago da Madeira.

Operante em efetividade durante 24 horas por dia e durante todo o ano, com as suas capacidades próprias, para além de ampliar o alcance essencial da defesa aérea nacional, permitindo a vigilância e o controlo do seu Espaço Estratégico de Interesse Nacional, e ser um fator persuasor e determinante na afirmação de soberania permite ainda aumentar substancialmente a eficácia e segurança no cumprimento de outras missões de interesse público, designadamente missões de alerta, busca e salvamento, fiscalização das atividades de pesca e da prática de atos ilícitos, e ao mesmo tempo a proteção do ambiente.

No âmbito da segurança da navegação aérea, acrescente-se que a disponibilização do sinal do radar secundário da Madeira, ao Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, contribuirá para a melhoria no controlo e segurança do tráfego aéreo da região.