Conteúdo principal

Campo de Tiro celebra 117.º aniversário

Para contar a história do Campo de Tiro temos de recuar até 24 de março de 1904, ano em que, por Decreto Régio, seria constituído como polígono de tiro de artilharia. Após ter passado por diversas dependências, maioritariamente do Exército, em 26 de fevereiro de 1993 seria integrado na Força Aérea, como unidade territorial, na dependência orgânica do Comando Aéreo. 

Hoje, a celebrar 117 anos de existência, o Campo de Tiro tem como missão disponibilizar à Força Aérea, bem como aos outros ramos das Forças Armadas, às forças de segurança e às indústrias de defesa, os espaços e a segurança necessários para a execução das práticas e experiências com armamento de treino ou real, bem como a armazenagem de material de guerra.

Para tal, além de uma pista aeronáutica, o Campo de Tiro dispõe de uma carreira de tiro Ar-Solo com torre aeronáutica, que permite o treino e a obtenção e manutenção das qualificações das tripulações de aeronaves em diversas modalidades e utilizando diversos tipos de armamento aeronáutico.

O Campo de Tiro dispõe igualmente de várias carreiras de tiro terrestre, com destaque para uma linha de tiro de 2.500 metros, uma das poucas existentes na Europa.

Aquela unidade apoia ainda no desmantelamento e na destruição de munições e explosivos, em segurança, bem como na realização de ensaios de material de guerra a utilizar ou em uso nas Forças Armadas, Forças Militarizadas e nas Forças de Segurança.

Localizado em plena charneca ribatejana (charneca do pliocénico), os mais de 7500 hectares fazem do Campo de Tiro a maior unidade da Força Aérea. Reconhecida pela vasta mancha florestal, abriga em convivência pacífica uma abundante fauna cinegética.

Neste âmbito e tendo em consideração, sobretudo, o tipo de missões que são concretizadas nesta Unidade militar da Força Aérea, ganha especial relevância o facto do Campo de Tiro manter, há mais de uma década, um conjunto de certificações florestais e ambiental de reconhecidos méritos como são a Forest Stewardship Council e Programme for the Endorsement of Forest Certification, entre outras.

Consciente da relevância ambiental, têm vindo ainda a ser desenvolvidas ações com vista à conservação da floresta autóctone, a par da construção de pequenas barragens. 

Sob o lema “do saber da experiência feito”, o Campo de Tiro é hoje uma instituição secular que desempenha um papel fundamental sobretudo no aperfeiçoamento das operações militares e no aprontamento de Forças Nacionais Destacadas para Teatros de Operações no estrangeiro.

VEJA O VÍDEO