“Exercício à Escala Total” na Base Aérea N.º 4

Realizou-se, no dia 16 de setembro, o “Exercício à Escala Total” na Base Aérea n.º 4 (BA4), que teve como objetivo renovar a certificação de utilização da infraestrutura aeronáutica desta Unidade enquanto aeroporto internacional.

Este exercício constou numa simulação de acidente com uma aeronave civil a qual, durante a aterragem, se incendiou, dando origem a um cenário multivítimas.

Para dar resposta a este evento foram acionadas diversas entidades militares e civis da Ilha Terceira, nomeadamente a capacidade de combate a incêndio do 65th Air Base Group (65ABG), a Aerogare Civil (ACL), o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Delegação de Saúde, Polícia de Segurança Pública e diversos meios da Unidade.

Sob a direção do Comandante da BA4, em coordenação com Comando do 65ABG e com o Diretor da ACL, foi testada a capacidade de Comando e Controlo na resposta dos meios de socorro numa situação de acidente no aeródromo.

O exercício contou com a presença do Diretor Regional de Saúde dos Açores e de representantes da Autoridade Aeronáutica Nacional, da Inspeção-Geral da Força Aérea e ainda da Direção de Saúde da Força Aérea.