Controladores de Defesa Aérea no Centro de Relato e Controlo em Karmèlava

Seis controladores de defesa aérea portugueses, divididos em duas equipas, do Centro de Relato e Controlo (CRC) estiveram destacados em Karmélava, durante a missão Enhanced Air Policing 2021.

Os controladores de defesa aérea portugueses assumiram um papel crucial na supervisão e controlo da atividade aérea dos F-16M nacionais, em missões reais de Policiamento Aéreo e de treino nos Países Bálticos, fazendo a ligação com os CRC daquelas regiões.

As duas equipas colaboraram também com a Secção de Treino/Instrução do CRC Karmèlava, criando oportunidades de treino em ambiente simulado, que permitem melhorar o desempenho dos controladores de defesa aérea lituanos e assim reforçar a capacidade de resposta na vigilância e controlo do Espaço Aéreo NATO, 24 horas por dia.

Esta operação combinada entre as equipas nacionais e lituanas permitiu a uniformização das técnicas, táticas e procedimentos dos membros da NATO.

A missão Enhanced Air Policing 2021 terminou no dia 30 de novembro, onde quatro aeronaves F-16M e 84 militares garantiram o policiamento aéreo dos países bálticos, com um dispositivo de alerta, 24 horas por dia, sete dias por semana.