Maior número de doentes transportados nos últimos anos

Em 2021 foram transportadas 751 pessoas que necessitavam de cuidados médicos urgentes, em 584 missões realizadas entre ilhas de cada Arquipélago, entre os Arquipélagos e o Continente e entre o estrangeiro e Portugal. Foi o maior número registado nos últimos anos , representando mais 112 pessoas do que  em 2020. A Força Aérea resgatou ainda 26 pessoas que se encontravam a bordo de embarcações e realizou 37 missões de busca e salvamento de que resultaram o salvamento de 26 pessoas, seja em terra seja em mar. 

Contabilizaram-se ainda 725 horas de voo em missões de vigilância do espaço aéreo, 193 missões de vigilância marítima em território nacional e internacional e 160 missões de reconhecimento e avaliação integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. 

A Força Aérea continuou ainda a cumprir com os compromissos internacionais com as organizações internacionais da NATO, ONU e União Europeia, integrando Forças Nacionais Destacadas em missões nos diferentes teatros operacionais, como a MINUSMA (Mali), NATO ENHANCED AIR POLICING 2021 (Lituânia) e FRONTEX (Málaga).