Realizou-se, esta semana, na Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, a campanha de testes “In-country Development Test” da nova versão de software ‘S2.3", que será a próxima a ser instalada nos F-16M portugueses e dos parceiros europeus.
Esta campanha de testes atingiu todos os objetivos propostos, devido ao trabalho desenvolvido pelos engenheiros da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas e técnicos da “Data Link Management Cell” da Força Aérea, assim como pelas equipas de manutenção e aprontamento da BA5, que garantiram a prontidão das aeronaves a 100%.
Este esforço de equipa permitiu efetuar 17 missões, totalizando 29 horas de teste em voo.
O evento, gerido pelos pilotos de teste da BA5, foi ainda acompanhado por uma comitiva de engenheiros americanos da "775th Test Squadron” e do “309th Software Engineering Group”, que irão usar os dados recolhidos para efetuar correções e melhorias no software, estando prevista a sua implementação em setembro.
O software ‘S2.3’ irá trazer uma melhoria nas capacidades ofensivas dos F-16M nacionais, quer na vertente de luta aérea, quer no ataque ao solo.
Esta é mais uma iniciativa de inovação operacional e melhoria contínua que reflete uma elevada Credibilidade na Ação das Pessoas da Força Aérea.
Alcança quem não cansa!