Operational Test and Evaluation na Base Aérea N.º 5

Iniciam-se, ontem, dia 3 de agosto, na Base Aérea N.º 5 (BA5), os voos para o Operational Test and Evaluation (OT&E) para a tape de software “S2.3”.

Para este evento, sob direção de um piloto de testes português, estão presentes na BA5 um destacamento Belga de 50 militares, três aeronaves e ainda uma equipa de engenheiros da 309th Software Engineering Group, dos EUA, para apoio às operações.

Para além das operações em céus nacionais, o esforço de teste desenrola-se simultaneamente na Holanda, contando com participação da Força Aérea Holandesa e Dinamarquesa.

Durante o OT&E, o novo software será testado em ambiente operacional, sendo para isso executadas diversas missões na tipologia Ar-Ar e Ar-Solo, onde os pilotos das esquadras operacionais portuguesas e belgas irão avaliar o desempenho dos novos sistemas em ambiente de combate.

O novo S2.3 irá trazer melhorias no emprego das capacidades ofensivas e defensivas do F16, aumentando assim a eficácia dos pilotos no cumprimento das suas missões.