Conteúdo principal

F-16M Portugueses participam exercício multinacional

Os F-16M portugueses destacados em missão na Lituânia participaram no exercício Ramstein Alloy (RAAL) 23-1 que decorreu, entre 12 e 13 de abril, nos céus dos Países Bálticos, juntamente com 17 aeronaves de oito países, além de um conjunto significativo de forças no terreno.

Durante o exercício, os F-16M realizaram várias missões de luta aérea assim como de apoio aéreo próximo a forças no terreno, fazendo uso da capacidade multirole.

Para além de demonstrar capacidades de defesa coletiva da NATO, este exercício permitiu a integração de aeronaves aliadas no espaço aéreo Báltico.

Para o Comandante do destacamento português, esta foi "mais uma oportunidade de melhorar acapacidade operacional, lado a lado com os nossos amigos e aliados, num cenário complexo. Isso só foi possível devido ao empenho e profissionalismo de todos os envolvidos".

O RAAL é um exercício periódico que decorre no espaço aéreo dos Países Báltico, tendo como principal objetivo promover a cooperação entre Aliados e respetiva interoperabilidade, desenvolvendo e otimizando capacidades que contribuem para a estabilidade e segurança da região.