Conteúdo principal

HotBlade 2023 é o último “Blade” sob gestão EDA

O exercício HotBlade 2023 representa a 6ª edição da série “Hot Blade” em Portugal. Esta atividade de formação é realizada no âmbito do Helicopter Exercise Program (HEP) da Agência Europeia de Defesa (EDA), criado com o objetivo de melhorar as capacidades dos helicópteros europeus, promovendo a padronização, promovendo a interoperabilidade e criando confiança entre as tripulações das nações participantes.

A EDA é uma organização intergovernamental do Conselho da União Europeia, que inclui todos os membros da União Europeia. “Apoia os Estados Membros participantes da EDA na identificação de lacunas de capacidade na área de segurança e defesa e na criação de programas colaborativos com o objetivo de resolvê-los”, explica José Pablo Romera , EDA Project Officer Rotary Wing.

Nos últimos 14 anos (desde 2009), a EDA já organizou 17 exercícios “Blade”, com a particularidade do Hot Blade 2023 ser o último realizado no âmbito do HEP e sob gestão da EDA.

No final de 2023, todas as atividades de treino de helicópteros da EDA, que incluem o HEP, mas também o programa Helicopter Tactics Course (HTC) e o programa Helicopter Tactics Instructors Course (HTIC) serão transferidos para o Centro Multinacional de Treino de Helicópteros (MHTC), na Base Aérea N.º 1, em Sintra, Portugal.

O MHTC continuará a oferecer todas as atividades de treino atuais, que incluem um exercício multinacional anual “Blade” de helicópteros, um simpósio anual de táticas de helicóptero, vários cursos básicos e avançados de táticas e vários cursos de planeamento de guerra eletrônica e operações aéreas compostas (COMAO). Em 2022, essas atividades representaram 42 semanas de treino multinacional.

“Espera-se que o MHTC gerencie o mesmo portfólio de treino que a EDA faz nos dias de hoje, mas com potencial para incluir progressivamente atividades adicionais de treino nos próximos anos” concluiu Pablo Romera.