
Hoje, dia 15 de dezembro, foi um dia especial na vida dos 220 novos militares que juraram “defender a Pátria” durante a Cerimónia de Juramento de Bandeira da Instrução Básica 02/23, que se realizou no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), em Ota.
A cerimónia foi presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.
O ato solene do Juramento de Bandeira é o culminar de todo o esforço e dedicação durante a passagem dos 220 novos militares – dos quais 21% do género feminino – que agora terminam a recruta.
Em discurso, a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, realçou o compromisso e agradeceu o empenho dos novos militares: “Este vosso empenho não tem paralelo na vida pública. Escolheram servir Portugal na Força Aérea, assumindo um contrato de honra, um compromisso extraordinário com a Nação, dispostos a enfrentar situações extremas e perigosas para defender a constituição, os nossos direitos, liberdades e garantias”.
Ficou assim marcado este dia que os formandos e familiares jamais irão esquecer, e também o reflexo de mais um ano civil em que o CFMTFA continua a cumprir a sua missão de ministrar a formação militar, técnica, humanística e científica do pessoal da Força Aérea.