Conteúdo principal

Força Aérea recebe visita do MAOC-N

Com o objetivo de reforçar a colaboração em missões relacionadas com a segurança marítima e aérea contra ameaças transnacionais, o Comando Aéreo, em Monsanto, recebeu dia 22 de fevereiro a visita de elementos do Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos (MAOC-N).

A visita permitiu a concretização de reuniões centradas na importância da ação coordenada, na partilha de informações e na cooperação no combate ao tráfico de estupefacientes e atividades ilícitas. O encontro sublinhou assim o compromisso partilhado de reforçar os esforços de segurança marítima e aérea contra ameaças transnacionais.

Marcaram presença o Diretor Executivo do MAOC-N, Sjoerd Top, o 2.º Comandante do Comando Aéreo, Major-General Teodorico Lopes, e o Diretor das Operações Aéreas, Brigadeiro-General João Vicente.

A Força Aérea está permanentemente representada no MAOC-N através de um oficial de ligação, que transmite também o contributo constantemente essencial da instituição para a realização de vigilâncias e identificações de alvos em operações de tráfico de estupefacientes.

O MAOC-N, sediado em Lisboa, é uma iniciativa de seis estados-membros da União Europeia –Portugal, França, Irlanda, Itália, Espanha e Holanda – e do Reino Unido, cofinanciado pelo Fundo para a Segurança Interna da União Europeia, com o objetivo principal de fornecer condições para cooperações multilaterais no combate ao tráfico de estupefacientes