Conteúdo principal

CTSFA: Militar da Força Aérea participa em curso da PSP

O Primeiro-Sargento Paulo Andrade da Esquadrilha de Reconhecimento e Inativação de Engenhos Explosivos (eRIEE) do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea frequentou o 2.º Curso de Técnicas Manuais de Neutralização de Explosivos, realizado pela Polícia de Segurança Pública. O curso decorreu nas instalações da Unidade Especial de Polícia (UEP) no Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS) em Belas, entre os dias 12 e 23 de fevereiro 2024.

Este Curso de Técnicas Manuais de Neutralização de Explosivos consiste na Inativação de Engenhos Explosivos Improvisados (IED) através de técnicas manuais com recurso a meios de diagnóstico. Esta capacidade permite lidar com alguns dos IED mais perigosos e complexos, como por exemplo: situações com reféns, IED colocados em infraestruturas críticas ou situações que combinam IED com materiais biológicos, químicos e radiológicos.

A neutralização manual refere-se a situações em que um Explosive Ordnance Disposal (EOD) treinado precisa de inativar manualmente um IED. Esta situação ocorre quando não é possível tratar o dispositivo através dos procedimentos de neutralização padrão, especialmente quando os riscos apresentados por estes procedimentos não são aceitáveis. É um dos trabalhos mais desafiantes, dos pontos de vista mental e técnico, desempenhado por qualquer pessoa nas Forças Armadas, exigindo competências e formação de alto nível.

Com a participação deste elemento no Curso de Técnicas Manuais de Neutralização de Explosivos, a eRIEE adquiriu uma nova capacidade que lhe permite resolver problemas de elevada complexidade e perigosidade, contribuindo deste modo para a Segurança dos meios humanos e materiais da Força Aérea.