
Decorreu na semana de 19 a 23 de fevereiro o Curso de Operações Counter – IED (COC-IED) ministrado pelos militares da esquadrilha de Reconhecimento e Inativação de Engenhos Explosivos, do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea.
O COC-IED tem por objetivo preparar pessoal com treino e níveis de proficiência mínimos (individuais e coletivos), que lhes permita operar em cenários onde a ameaça dos Engenhos Explosivos Improvisados (Improvised Explosive Device - IED) esteja presente.
Este curso centra-se na ameaça crescente criada pelas Forças Opositoras e nos Engenhos Explosivos Improvisados contra as Forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) destacadas, qualquer que seja o teatro de operações.
Assim, o curso providência conhecimentos sobre as Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) da atualidade e confere conhecimentos e capacidades aos formandos que integrem forças NATO.
O COC-IED destina-se fundamentalmente a constituir um complemento da formação na fase de aprontamento para missões permitindo a sensibilização, preparação e integração dos formandos nos conceitos e doutrina de Forças Expedicionárias NATO e em particular na doutrina e TTP do C-IED.