Conteúdo principal

TACP alcança acreditação NATO

O Tactical Air Control Party (TACP [controladores aéreos avançados]) da Força Aérea atingiu um marco histórico ao alcançar a acreditação do programa nacional denominado Joint Terminal Attack Controller (JTAC).

O processo de acreditação, conduzido ao longo do último ano, foi concluído em 30 de janeiro com uma avaliação presencial realizada pela Close Air Support Capability Section [Secção de Capacidade de Apoio Aéreo Próximo] do Comando Aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Esta certificação reflete o profissionalismo, a resiliência e a elevada competência dos militares envolvidos, garantindo o cumprimento dos mais exigentes padrões de formação, treino e operação.

Com este reconhecimento, a Força Aérea reafirma-se como uma Instituição formadora qualificada e um parceiro credível e interoperável no quadro da Aliança Atlântica.

Os militares que integram o TACP são altamente qualificados e, operando em equipas, têm como missão fornecer indicações vitais às aeronaves de combate amigas – sejam aviões ou helicópteros –, a partir de uma posição avançada no terreno, em proximidade com forças inimigas, sendo o elemento de ligação entre o armamento aéreo com o fogo e movimento das unidades terrestres.