
A Academia da Força Aérea (AFA) inaugurou, no passado dia 30 de abril, o ciclo de conferências anual com uma sessão dedicada ao tema “Comunicação e Uso Estratégico das Redes Sociais na Atual Conflitualidade: Influência, Narrativas e Impacto Operacional”.
A conferência, a primeira de um total de três previstas para este ano, contou com a intervenção do Tenente-Coronel Paulo Mineiro, que abordou o papel crescente das redes sociais no contexto militar contemporâneo.
Perante uma plateia de mais de 160 participantes — entre cadetes da AFA, alunos da Academia Militar, do Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna, militares e trabalhadores civis — foram discutidas questões cruciais para o panorama geopolítico atual.
Este ciclo de conferências pretende fomentar a reflexão e o debate crítico sobre os desafios da atualidade, promovendo o cruzamento entre o conhecimento académico e as exigências da realidade operacional militar.
As próximas sessões deste ciclo estão agendadas para os dias 28 de maio e 4 de junho. A segunda conferência, com o tema “Geopolítica e Competição Estratégica na Região do Ártico: O caso da Gronelândia”, vai ser apresentada por Sandra Balão. Já a terceira conferência, intitulada “Da Geopolítica Espacial à Força Aérea 5.3”, inclui as intervenções dos Coronéis Engenheiros Carlos Batalha e Pedro Costa.
Com esta iniciativa, a Academia da Força Aérea reforça o seu papel enquanto espaço de pensamento estratégico e formação crítica das futuras gerações de Oficiais.