
O Tenente-General António Nascimento assumiu na passada quarta-feira, dia 17 de setembro, funções como Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (VCEMFA), rendendo no cargo o Tenente-General Matos Branco.
A cerimónia de tomada de posse decorreu esta amanhã no Salão Nobre do Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide.
Natural de Lisboa, o Tenente-General António Nascimento ingressou na Academia da Força Aérea em 1983, tendo concluído a Licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas em 1988, após concluir o Curso de Pilotagem na Base Aérea de Laughlin, Texas, EUA.
Da especialidade de Piloto-Aviador, entre dezembro de 1988 e outubro de 2000 serviu em várias esquadras de voo como piloto instrutor de T-37, T-38 e Alpha-Jet e como piloto operacional de Alpha-Jet. De 1999 a 2000, serviu como Comandante da Esquadra 103.
Mais tarde, em setembro de 2012, foi nomeado comandante da Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, onde serviu durante dois anos, até ingressar no Curso de Promoção a Oficial General. Concluído o curso, foi Chefe da Divisão de Recursos do Estado-Maior da Força Aérea e, mais tarde, Chefe do Centro de Informações e Segurança Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Em 2018, foi nomeado para um cargo NATO como Comandante do Joint Analysis and Lessons Learned Center e, em 2019, nomeado para o cargo de Supreme Allied Commander Europe Representative to the Military Committee.
Promovido ao posto de Tenente-General em 7 de setembro de 2022, antes da atual nomeação como VCEMFA exercia o cargo de Comandante da Logística da Força Aérea.
O cargo de VCEMFA corresponde à função de segundo Comandante da Força Aérea, sendo o Tenente-General hierarquicamente superior a todos os oficiais do seu posto na Força Aérea.
Tem como responsabilidade submeter ao CEMFA estudos, planos, informações e pareceres elaborados no Estado-Maior da Força Aérea (EMFA), estabelecer a ligação com os órgãos e entidades externas à Força Aérea, tendo na sua dependência hierárquica o Serviço Jurídico da Força Aérea, o Sub-Registo, o Serviço de Documentação da Força Aérea e a Unidade de Apoio de Lisboa.