Conteúdo principal

Aceitação provisória do primeiro UH-60L Black Hawk

Uma equipa de militares da Força Aérea deslocou-se, no dia 25 de setembro, a Guntersville, no Alabama, Estados Unidos da América, para proceder à aceitação provisória do primeiro helicóptero UH-60L Black Hawk. 

Este modelo do Black Hawk é o primeiro de três helicópteros do modelo “Lima” e vem equipado com motores T700-GE-701C, sistema de guincho externo e radar meteorológico. 

A integração deste novo helicóptero na frota de atual quatro UH-60A, já em operação pela Esquadra 551 - “Panteras”, vem reforçar os meios que integram a capacidade própria do Estado para o combate aos incêndios rurais, numa aquisição financiado em grande parte pelo Programa de Recuperação e Resiliência. 

Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança. Recorde-se que, em 2018, o Governo português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição de nove UH-60 Black Hawk. Atualmente a Força Aérea já recebeu quatro unidades. Com esta aceitação provisória, o Black Hawk UH-60L será transportado para a Base Aérea N.º 8, em Ovar, nos próximos dias, aumentando a frota para cinco helicópteros.