Conteúdo principal

Nova formação em Crew Resource Management

A Força Aérea através da Inspeção-Geral da Força Aérea (IGFA) realizou, entre os dias 8 e 12 de setembro, o Curso de Crew Resource Management (CRM), no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide.

A formação contou com a participação de 20 militares, dos quais 18 pertencentes à Força Aérea e dois à Marinha Portuguesa, todos os militares com funções operacionais, entre as especialidades de Pilotos-Aviadores, Enfermeiros, Operadores de Cabine, Recuperadores-Salvadores, Operadores de Sensores, Controladores de Interceção, Meteorologistas e Operadores de Assistência de Socorros.

Este foi o segundo curso de CRM promovido pela IGFA em 2025, após uma interrupção de dois anos, intervalo que serviu para atualizar a formação de acordo com as melhores práticas internacionais na área da segurança operacional. A formação contou com formadores do Centro de Psicologia da Força Aérea, da Divisão de Operações, da Divisão de Recursos e da própria Inspeção-Geral da Força Aérea.

O Curso de Crew Resource Management visa reforçar competências essenciais nos domínios da comunicação, liderança, trabalho em equipa, gestão do erro, perceção de risco, fadiga, tomada de decisão e consciência situacional, entre outros fatores humanos, num total de cerca de 30 horas de formação teórico-prática.

Esta formação tem como objetivo dotar os participantes de ferramentas que promovam a proficiência, assertividade e resiliência no desempenho das suas funções, contribuindo para o reforço da segurança e da eficácia das operações, dotando os militares para as exigências da aviação moderna e minimizando os riscos associados às funções diárias.

A diversidade funcional dos participantes proporcionou uma abordagem multidisciplinar e enriquecedora, em linha com a missão da IGFA – “Conhecer, Avaliar, Progredir”. Com esta iniciativa, a Força Aérea reafirma o seu compromisso com a valorização dos recursos humanos e a excelência operacional que caracteriza a instituição.