Conteúdo principal

Esquadra 551 conclui primeiro destacamento internacional

A Esquadra 551 – “Panteras” concluiu na sexta-feira, 24 de outubro, a primeira participação num destacamento internacional, após duas semanas de treinos conjuntos com a Força Aérea Austríaca, na Base Aérea de Tulln, entre os dias 13 e 24 de outubro. 

Ao longo da missão foram realizadas 61 horas de voo, das quais 31 horas correspondem a treino com os helicópteros UH-60 Black Hawk portugueses, 12 horas a treinos efetuados com helicópteros Black Hawk austríacos, com tripulação portuguesa a bordo, e 18 horas aos movimentos de projeção e retração.

Durante as duas semanas de participação, foi possível realizar treinos de combate a incêndios rurais, operações de voo em montanha e voo com carga suspensa. Esta operação conjunta permitiu reforçar competências e partilhar experiências, bem como técnicas, táticas e procedimentos, contribuindo para uma melhor adaptação ao contexto nacional.

O destacamento foi composto por dois helicópteros UH-60 Black Hawk e 26 militares, que operaram a partir da Áustria.

Esta exercício assume particular importância para a Força Aérea por constituir o primeiro treino deste tipo no âmbito do processo de aprontamento operacional dos helicópteros UH-60 Black Hawk, que integrarão as futuras operações de combate a incêndios rurais, uma capacidade atualmente em fase de edificação por parte da Força Aérea.