Conteúdo principal

Força Aérea conclui participação no exercício Ocean Sky 25

Durante a semana passada, entre os dias 20 e 24 de outubro, as Esquadras 201 – “Falcões” e 301 – “Jaguares” da Força Aérea treinaram operações táticas no exercício Ocean Sky 25, em Espanha, que colocaram à prova a capacidade de executarem missões em conjunto com diferentes forças no ar e forças em terra.

O destacamento, composto por cinco aviões F-16M e apoiados por 57 militares, operou a partir da Base Aérea de Gando, nas Ilhas Canárias, onde completaram cerca de 50 horas voadas, resultantes das 31 saídas efetuadas ao longo dos cinco dias de exercício.

Organizado pelo Ejército del Aire y del Espacio, o Ocean Sky 25 contou, nesta edição, com a participação de vários países, além de Portugal e Espanha, estiveram presentes a Alemanha, os Estados Unidos da América, a França, a Grécia, a Índia e a Itália, bem como com meios da NATO, com aviões de caça e de reabastecimento.

Os principais objetivos deste exercício centraram-se na consolidação do treino conjunto e no incremento da interoperabilidade entre as forças participantes, através da execução de diferentes tipologias de missões, como missões Defensive Counter-Air, Offensive Counter-Air, High-Value Airborne Asset Attack e High-Value Airborne Asset Defense. 

Com a participação em exercícios desta tipologia, a Força Aérea reafirma o compromisso em manter elevados padrões de prontidão e eficácia operacional, demonstrando a capacidade de atuar nos mais diversos e exigentes cenários.