Dois militares da Força Aérea participaram num seminário no âmbito da Iniciativa 5+5 Defesa, que ocorreu em Marraquexe, entre os dias 21 e 25 de outubro.
Neste seminário, subordinado ao tema "Utilizar drones no Espaço 5+5: Desafios de segurança", procurou desenvolver-se um entendimento comum sobre como empregar esta tecnologia moderna de forma segura e disciplinada, através de uma abordagem abrangente que integra dimensões técnicas, de segurança e legais.
O seminário abordou ainda temas relacionados com a segurança e a segurança aérea; o quadro regulamentar e legal sobre o modo de operar drones, bem como desafios cibernéticos que podem ameaçar o seu uso e formas de desenvolver capacidades de contra-defesa.
A Iniciativa 5+5 Defesa enquadra-se num fórum multilateral para diálogo sobre segurança e defesa entre cinco países europeus (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta) e cinco países africanos (Argélia, Líbia, Marrocos, Tunísia e Mauritânia). Tem como objetivos promover a confiança mútua e a colaboração entre os países participantes.
