A Força Aérea, através do Coronel Piloto-Aviador Frutuoso da Silva, participou no evento AIRBUS MRTT Users Group, em Madrid, no passado dia 15 de outubro.
A participação do Coronel Frutuoso da Silva destaca-se pelo facto de ter sido o primeiro piloto português envolvido nos voos de teste com a AIRBUS, que realizou os primeiros contactos com o boom — dry (sem transferência de combustível) e wet (com transferência de combustível) — utilizando aeronaves F-16M da Força Aérea.
Segundo o Coronel Frutuoso da Silva, “esta parceria é um excelente exemplo de sinergia entre duas organizações com propósitos distintos, que souberam alinhar objetivos e explorar benefícios mútuos. Embora Portugal não integre o atual universo de utilizadores do MRTT, sentimos o projeto como nosso”.
A homenagem da AIRBUS pelo suporte que a Força Aérea tem dado ao desenvolvimento do programa do reabastecedor daquela empresa, com a participação no AMUG, reafirma a vocação da Força Aérea para cooperação internacional, inovação operacional e partilha de conhecimento com a indústria, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que fortalecem a segurança e a interoperabilidade no espaço euro-atlântico.
