Conteúdo principal

Conferência de Chefes de Estado-Maior das Forças Aéreas

A Força Aérea organizou, no dia 29 de Outubro, a conferência anual de Chefes de Estado-Maior das Forças Aéreas da iniciativa 5+5 Defesa.

Este fórum multilateral tem como objetivo a partilha de opiniões e de conhecimentos, no sentido de aprofundar a cooperação entre os vários países do Mediterrâneo, nomeadamente, Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Espanha, Tunísia e, claro, Portugal.

A "Iniciativa 5+5" Defesa procura, através de medidas concretas de cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental, ajudar a criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países, com o objetivo de dar um contributo significativo para soluções que respondam a preocupações comuns na área da segurança e defesa. Apesar da sua curta existência, a Iniciativa tem demonstrado ser um claro exemplo de sucesso, revelando um potencial "laboratorial" para ensaio de medidas de cooperação mais alargada na região do Mediterrâneo.

Desde a criação da iniciativa 5+5 Defesa, em 2004, várias atividades têm sido desenvolvidas para promover não só a segurança do espaço euro-mediterrâneo, mas também o clima de confiança entre nações. Entre elas, exercícios conjuntos e combinados, com o objetivo de testar a interoperabilidade entre as forças armadas de cada nação.