Realizou-se o exercício da NATO – CYBER COALITION 2015, no Centro de ciberdefesa (CCD), no Estado-Maior General das Forças Armadas, no período de 16 a 20 de Novembro.
O exercício decorreu simultaneamente em vários países da NATO e parceiros, tendo como objetivo principal, a colaboração entre as nações participantes na resolução de vários incidentes reais, designadamente ataques informáticos em vários ambientes no ciberespaço.
Este exercício, que contou com militares da área de ciberdefesa dos três Ramos das Forças Armadas, teve ainda a participação de entidades civis que integraram uma célula de resposta que, através dos recursos e experiência adquirida, colaboraram na resolução dos vários eventos criados.
No dia 19 de novembro, o CCD recebeu a visita de várias entidades nacionais e internacionais, como o Adjunto para o Planeamento e Coordenação, Tenente-General Pimenta Sampaio, o Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Vice-Almirante Torres Sobral, o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Dr. José Carlos Martins, os Directores Técnicos dos Ramos militares, entre outros, tendo tomado conhecimento sobre a organização e o cenário criado para o exercício.
O Cyber Coalition, criado em 2008 e no qual Portugal participa desde 2011, é o principal exercício NATO de defesa cibernética.