Certificação Ambiental EMAS da BA5 e da ER2

A implementação do Sistema de Gestão Ambiental da Base Aérea N.º 5, suportado na Norma ISO 14001:2015 e no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria Ambiental - EMAS, constitui uma ferramenta essencial para alcançar os compromissos ambientais da Unidade, através da melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

O âmbito da certificação incide sobre as atividades desenvolvidas na BA5 para a produção de horas de voo, entre as quais a manutenção de aeronaves, de viaturas e equipamentos auxiliares.


Relatório de Sustentabilidade Ambiental 2020
Declaração Ambiental
Política Ambiental
Principais Distinções Ambiental

Plano Estratégico de Sustentabilidade Ambiental


 

A Estação de Radar N.º 2 (ER2) tem implementado um Sistema de Gestão (SG) focado na componente Ambiental, que está Certificado, por entidade acreditada, de acordo com a Norma NP EN ISO 14001:2015 (certificado N.º 2018/AMB.0899 e IQNET PT-2018/AMB.0899). SG também reconhecido e Registado na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que certifica o cumprimento do Regulamento (UE) EMAS III (2017/1505) de 28 de agosto (registo N.º PT-000121).

 

O âmbito do Sistema de Gestão da ER2 abrange a Manutenção de equipamentos e sistemas integrados no Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP), na área delimitada pelo perímetro da Unidade (ER2), com exceção dos seguintes sistemas, que são da responsabilidade da NATO: Radar Primário; Radar Secundário; Periféricos de suporte associados aqueles sistemas, nomeadamente Compressores e Sistemas de AVAC. A ER2, através da Política Ambiental, evidencia o nosso compromisso para a implementação de boas práticas ambientais com vista à redução da nossa pegada ambiental, contribuindo para a melhoria da sustentabilidade da atividade operacional desenvolvida nesta Unidade.


Política Ambiental
Relatório de Sustentabilidade Ambiental 2020
Declaração Ambiental 2019
Declaração Ambiental 2020
Declaração Ambiental 2021